Dicas e Cursos
  • Alta Performance: Como aumentar sua produtividade!

    19/08/2016

    Você é daquelas pessoas que senta no computador determinado a terminar (ou começar) aquele relatório importante para seu chefe e depois de cinco minutos já está indo checar o Facebook ou o email? Se identificou com o perfil? Veja como combater isso.

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  • Emprego em Recursos Humanos: Por onde começar?

    18/08/2016

    Quer encontrar um emprego em recursos humanos? Emprego em recursos humanos: Sabia que qualquer pessoa, de qualquer área pode trabalhar nesta área? Não existe uma obrigatoriedade de diploma em curso superior, apenas que para alguns modelos de testes, somente psicólogos podem realizar, mas fora isso, qualquer profissional poderá atuar em RH.

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  • Como a persuasão pode alavancar sua carreira ou seu negócio

    15/08/2016

    Você já notou como os profissionais e empresários bem-sucedidos são mais carismáticos, (quase) todos gostam deles e, em uma apresentação, são aplaudidos de pé…enquanto outras pessoas, por mais que se esforcem, não conseguem obter os mesmos resultados? Isso ocorre porque elas dominaram a Arte da Persuasão. E você também pode.

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  • Você reconhece seus talentos e suas competências?

    13/08/2016

    Você reconhece seus talentos e suas competências? Assista ao vídeo!

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  • Três medos que vão paralisar sua transição de carreira

    30/07/2016

    As pesquisas apontam que, aproximadamente, 80% dos profissionais apresentam algum grau de frustração com suas carreiras. Parece incrível, não é mesmo?! Como assim, quase todo mundo está insatisfeito com seu trabalho? Bom, se você faz parte dessa estatística, continue lendo.

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  • O conhecimento só serve para ser compartilhado!

    30/07/2016

    Hoje aconteceu uma situação comigo que me inspirou a escrever esse texto: uma colega que está ministrando um workshop, me mandou uma mensagem dizendo que não se sentiria confortável com minha presença no evento dela ( caso eu fosse),por eu ter comentado ingenuamente no post dela que também em breve ministraria um curso sobre o mesmo tema, tema esse que faz tempo permeia minha vida e é projeto antigo. 

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  • Você sabia que vende seu tempo? Tempo tem preço?

    30/07/2016

    Olá!! Tudo bem contigo? Essa semana eu vi um documentário e recomendo (quanto tempo o tempo tem) e nesse documentário pude refletir muitas coisas importantes a respeito da vida contemporânea. Algumas já obvias mas que pouco paramos para pensar.

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  • Sou jovem ou velho demais para o mercado?

    22/07/2016

    Pensando no velho e no novo. Dentre tantos artigos que escrevo, talvez este tenha sido o único que me fez pensar muito no velho e no novo, até mesmo no escritório da Educar e Transformar, no porquê nos comportamos de forma tão entranha no mercado de trabalho, diferente muitas vezes do nosso comportamento na vida particular, inclusive diferente de tudo que pregamos como RH, gestores e como seres humanos, infelizmente.

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  • A diferença entre um chefe e um líder

    22/07/2016

    A humanização entre os seres e os cargos que ocupam. Algumas pessoas fazem uma grande diferenciação entre cargos, comportamentos e hierarquias no mercado, o que é interessante, mas ao mesmo tempo se esquecem que o tanto o cargo quanto sua posição hierárquica são apenas funções dentro de um determinado lugar, e como função, não quer dizer que dure para sempre, apenas enquanto existir a necessidade da sua existência. Mas o que isso significa realmente?

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  • A necessidade de empatia para se ter visão estratégica

    22/07/2016

    Olá, tudo bem contigo?   Muitas pessoas sonham em ser estratégicas nas empresas, nos cargos que ocupam e até na vida, mas o que realmente significa ser estratégico, o que está por trás da competência estratégia?

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Alta Performance: Como aumentar sua produtividade!

19/08/2016

Você é daquelas pessoas que senta no computador determinado a terminar (ou começar) aquele relatório importante para seu chefe e depois de cinco minutos já está indo checar o Facebook ou o email? Se identificou com o perfil? Veja como combater isso.

 

A Era do Conhecimento trouxe com ela, além do acesso fácil a uma diversidade de assuntos, a dificuldade em selecionar o que é importante e focar no que é necessário. Somando a isso a “necessidade” de estarmos conectados o tempo todo, temos uma tragédia no que diz respeito a produtividade, já que, com tantos estímulos, fica difícil manter a concentração e o foco no que é realmente importante.

A falta de foco acaba levando a procrastinação. Que leva a perder metas e prazos e acaba com suas horas de folga ou, em casos extremos, com a sua demissão.

Portanto, se você sofre com a baixa produtividade, confira as dicas simples e eficientes abaixo para aumentar o seu foco e conseguir se concentrar nas tarefas do dia a dia.

Dormir bem

Geralmente uma noite mal dormida deixa as pessoas distraídas (e cansadas e mal-humoradas). A falta de um sono adequado faz com que aumente a capacidade de se desconcentrar, já que a cabeça do indivíduo ficará atordoada mais facilmente. Portanto, ter noites com no mínimo 8 horas de sono tranquilo é fundamental. Além disso, cochilos de 10 a 20 minutos durante o dia também podem ajudar a te dar mais disposição e aumentar o seu foco (só não deixe seu chefe perceber…).

Alimentação saudável

Se você não parou para pensar ainda a respeito mas deseja melhorar esta questão, siga algumas dicas nutricionais que são simples, mas eficazes:

Beba água – muitos não pensam sobre a importância de beber água enquanto estamos no trabalho. Mas, a desidratação pode fazer com que você se sinta cansado, irritado, lento ou mesmo doente. Quando o cérebro não tem fluído o suficiente, ele não pode operar com desempenho máximo. Manter-se hidratado é uma maneira fácil de ajudar a melhorar a sua concentração durante o dia.

Coma pequenas porções- Comece o seu dia com uma alimentação saudável. É muito mais difícil se concentrar quando você está com fome. Você também pode ajudar a sua concentração ao longo do dia, mantendo lanches saudáveis em sua mesa. Amêndoas, bolachas integrais, frutas frescas e vegetais são boas escolhas.

Conheça o seu ritmo

Nós somos seres humanos e não robôs. E cada pessoa tem um ritmo de trabalho diferente. Algumas pessoas realizam melhor tarefas intelectuais na parte da manhã, outras a noite. Procure, na medida do possível, adequar seu trabalho ao seu ritmo. Se você se sente um zumbi do seriado The Walking Deadapós o almoço, procure deixar as tarefas operacionais, que não necessitam pensar muito, para esse período do dia. E faça as tarefas mais complexas quando estiver mais alerta.

Sistema de recompensas

Você alcançará mais produtividade se dividir o trabalho em blocos de tempo, com pequenos intervalos. Por exemplo, você pode trabalhar direto durante uma hora e fazer um “recreio” de 10 minutos. E aproveite para usufruir de “pequenas recompensas” tipo uma olhada no facebook ou uma xícara de café. Isso pode ser motivador. Você pode aplicar a técnica pomodoro para ajudar.

 Levante-se e mova-se

Evite passar horas sentado. Programe-se para a cada hora fazer um intervalo de alguns minutos para alongar-se. Isso ativa a circulação sanguínea e mantém você alerta. Pesquisas mostram que caminhadas regulares podem ajudar a aumentar o seu foco durante o dia.

Planejamento

Habitue-se a planejar sua semana. Você pode organizar uma agenda preenchendo os horários com as tarefas que serão realizadas em cada dia. Imprima e deixe em um lugar bem visível. Isso vai te ajudar a não se perder no meio das diversas tarefas que fazemos diariamente, nem se esquecer daquela reunião importante com os fornecedores, por exemplo. A dica é fazer uma lista de tarefas por ordem de prioridade para conseguir se focar e se manter organizado no dia a dia. Você pode aprender mais sobre isso neste artigo.

Prepare o ambiente

Seu ambiente de trabalho desempenha um grande papel em sua capacidade de concentração. Quanto mais confortável e acolhedor o ambiente for, maior será as chances de você conseguir se concentrar. Tenha certeza de que a sua cadeira e mesa estão na altura certa para que você possa trabalhar confortavelmente. Se a cadeira for muito alta ou sua mesa é muito baixo, você ficará desconfortável, e isso pode ser um motivo (ou desculpa) para se levantar e ir embora.

Limpe sua mesa

Uma mesa bagunçada e com diversas coisas fazem com que seja difícil manter a concentração. Tenha uma mesa limpa e organizada e será muito mais fácil acessar rapidamente o que você vai precisar para o trabalho.

Evite as distrações

O que faz com que muitas pessoas se dispersem é o fato de terem consigo coisas que possam distraí-las. Um exemplo disso é o celular. Pessoas inquietas e com alto poder de dispersão rapidamente acabam perdendo o foco e caem na tentação de mexer no aparelho celular. Ou nas outras 355 abas do navegador que estão abertas te chamando. Desligue isso tudo. Deixe aberto apenas os documentos que irá precisar. Feche o navegador e o programa de email. Se você tem que trabalhar com o navegador aberto, tenha certeza que nenhuma janela ou aba está aberta… a não ser as que você absolutamente precisa.

Desligue todas as notificações. É impossível tentar focar enquanto algo está te notificando de um email, tweet ou atualização no Facebook. Em último caso e se não for precisar dela, desligue a Internet. Puxe o cabo de sua conexão, desligue seu roteador ou, melhor, vá para um lugar onde não tem Internet (sim, eles existem ainda).

Ouça música

Muitas pessoas gostam de ouvir música enquanto trabalham para isolar os sons do ambiente. Se esse for o seu caso, prefira música instrumental caso esteja realizando alguma tarefa que envolve linguagem, como textos ou leitura. Ouvir músicas com letras é entendido pelo cérebro como uma atividade verbal e pode atrapalhar o seu trabalho.

Nenhuma dica de produtividade vai resolver se você não souber exatamente qual o objetivo final do seu trabalho. Tenha claro esse objetivo e divida-o em metas que devem ser cumpridas para que ele seja alcançado. Essa clareza dá forças e motivação nas horas de dificuldade (ou seja, quando você pensa em abandonar o trabalho e procrastinar.

 

Emprego em Recursos Humanos: Por onde começar?

18/08/2016

Quer encontrar um emprego em recursos humanos?

Emprego em recursos humanos: Sabia que qualquer pessoa, de qualquer área pode trabalhar nesta área? Não existe uma obrigatoriedade de diploma em curso superior, apenas que para alguns modelos de testes, somente psicólogos podem realizar, mas fora isso, qualquer profissional poderá atuar em RH.

 

Claro, você também deve saber que apenas gostar de pessoas não é aúnica qualificação para prosseguir numa carreira de recursos humanos (RH) . Isso ajuda muito, mas não é suficiente para o sucesso. A boa notícia é que carreiras e emprego em recursos humanos continuam a crescer em todos os cantos do Brasil, não tenha dúvida.

Todas as empresas precisam trabalhar o desenvolvimento de funcionários, retenção de funcionários , além do que, um ambiente de trabalho positivo  e motivador são imprescindíveis para o sucesso do negócio, e por isso é estratégico para as empresas.

E entenda claramente: No RH , como em qualquer outra carreira, existem alguns requisitos mínimos para poder trabalhar.

Mas como em muitas empresas, você tem a oportunidade de continuar a desenvolver essas habilidades e experiências sobre o trabalho com a chance de ser promovido a uma função ótima dentro do departamento.

Mas calma, deixa eu explicar melhor…

Para entrar e ter um emprego de Recursos Humanos, como falei, não é necessário um curso específico, mas você precisa se preparar e estar sempre estudando, pois o difícil não é entrar nesta área, e sim: PERMANECER NA ÁREA!

Você precisa saber os processos de RH, mas se for trabalhar em qualquer emprego, você precisará conhecer e aprender sobre o trabalho, não é mesmo? Por isso, não existem segredos, apenas muita dedicação e valorizar as pessoas, pois é sua matéria prima assim como o café é para o Capuccino. Não existem RECURSOS sem HUMANOS.

Sendo assim, para entrar nesta área maravilhosa e cheia de oportunidades, é preciso estudar e continuar sempre estudando e se capacitando, de outra forma, você ficará estagnado ou estagnada e achará que a área que é ruim, quando na verdade faltou você se auto desafiar e motivar, não se esqueça disso.

Se você é desta área já e está nesta situação, por favor, não se chateie comigo, mas com a experiência que tenho, esta é a mais pura verdade: você ainda não deu tudo de si ou ainda não descobriu como fazer isso.

O RH Generalista: preparando-se para uma carreira em Recursos Humanos

Em empresas menores, um ou alguns membros da equipe podem usar muitas “camisetas” e fazer o trabalho de RH generalista, isto é, com a responsabilidade de todos os aspectos de recursos humanos. Em empresas maiores, um diretor de RH ou o vice-presidente pode dirigir-se vários departamentos liderados por gestores que se especializam em áreas como treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, ou as relações de trabalho.

Devido à variedade de posições na área e emprego em recursos humanos, existe uma grande oportunidade para encontrar um ambiente de trabalho que se adapte às suas habilidades e pontos fortes, à sua preferência para o tamanho da empresa, ou o seu desejo de se especializar ou generalizar. Para se preparar para uma carreira de sucesso em recursos humanos, considere a obtenção de graus e qualificações que se encaixam no papel.

Quais são as principais áreas de trabalho em RH?

Muitos profissionais de recursos humanos preferem trabalhar de forma generalista em seu emprego em recursos humanos, enquanto outros se especializam em determinadas áreas. Um pequeno empregador só pode ter um gerente de pessoal, que abrange todas as áreas, isto é o mais comum. Se você está mais propenso a se concentrar em uma área, se você trabalha para uma grande organização com um grande departamento de RH, este é o seu caso.

Áreas de trabalho geralmente incluem (Veja que escrevi GERALMENTE, pois muda muito conforme a empresa e região):

Relações com os empregados: Aplicar as políticas para equilibrar as necessidades dos empregados e administradores em termos de condições de trabalho, igualdade de oportunidades, procedimentos de queixas, etc. A ideia é fazer com que os funcionários estejam felizes, aumentando assim a produtividade, eficiência e rentabilidade.

Remuneração e benefícios: Desenvolve a estrutura salarial de uma organização, incluindo bônus, gestão de folha de pagamento e negociação de aumentos salariais. Também supervisiona uma série de benefícios, incluindo as pensões, seguro de saúde, férias, empréstimos, vales, tickets refeição ou alimentação, bolsas, cestas básicas, creches e carros da empresa, entre outros.

Departamento pessoal: Onde se concentram pagamentos, folha de pagamentos, empréstimos e também é muito comum, incluir as área de benefícios, remuneração, direito do trabalho e outros.

Direito do trabalho: Compreender as leis relativas ao emprego e prestar aconselhamento aos funcionários e organização.Isso incluir aconselhamento aos empregados sobre licença de maternidade, assédio e benefícios relacionados com o trabalho, assim como realizar demissões etc.

Saúde e segurança do trabalho: Cuidar da saúde física e mental dos trabalhadores. Trata-se de prestar apoio durante a doença ou momentos de estresse e prevenir lesões por meios de regras para levantar objetos pesados e fornecer orientações legais sobre a altura da cadeira correta para minimizar a dor nas costas (apenas um exemplo), e vários outros itens. Apesar de comum, nem sempre está atrelado ao RH, pois sendo sincero, são áreas muito diferentes entre si.

Recrutamento e Seleção: Supervisiona e realiza todo o processo de recrutamento e seleção da empresa, para encontrar potenciais candidatos para as vagas oferecidas, tendo que fazer a descrições de cargos, a publicidade nos sites de empregos e grupos, analisar testes e provas, agendar e realizar entrevistas e avaliações, ajudando selecionar os candidatos e emissão de contratos.

Treinamento e desenvolvimento: Coordena e realiza com recursos internos ou contrata recursos externos, toda formação necessária para os funcionários poderem desenvolver seus trabalhos cada vez maior, além de manter a cultura empresarial sempre presente para todos. Também é comum ser o responsável pelos processos de Pesquisa de Clima Organizacional, Integração de Pessoas e Avaliação de Desempenho e/ou Competências.

Remuneração na área

Bem, existem muitos processos nesta área de Recursos Humanos, e salários muito variados dependendo da cultura de RH da empresa e também da região. Alguns salários podem variar de R$ 1.500,00 à R$ 8000,00 para a mesma posição, então procure se informar claramente quanto a política salarial de cada empresa.

Trabalhar em consultorias de RH também é uma ótima oportunidade de iniciar sua carreira e networking, além do que, várias empresas dão comissões para os generalistas que contratam mais pessoas, e por aí vai, é realmente muito variada a política de comissões também.

Algumas medidas para entrar na área

Você pode tomar algumas medidas para posicionar-se em um trabalho de RH. Estas dez dicas irão preparar você para conquistar emprego na área dos seus sonhos.

Estar pronto(a) para quando a oportunidade de trabalho certo aparecer é o básico, sendo assim, em primeiro lugar estude, faça cursos e se prepare.

Aqui estão os meus pensamentos sobre como você pode conseguir um trabalho de RH (Após capacitar-se muito bem):

Seu caminho mais fácil para um trabalho de RH é através de seu empregador atual. É preciso conversar com o seu chefe e o departamento de RH para expressar os seus desejos. Tomar e seguir os conselhos que eles oferecem sobre o que você precisa fazer para se preparar para uma vaga na área. Você precisa falar em alto e bom som, embora nunca tenha sido desagradavelmente, para manter o seu atual empregador informado de seu objetivo de carreira . Suas incursões no RH podem ter sucesso. Você só precisa ficar antenado em seu radar.

Procurar uma oportunidade para assumir tarefas adicionais em seu trabalho atual que irão levar você na direção de um trabalho em RH . Muitas pessoas em contabilidade iniciam em RH, fazendo a folha de pagamento, por exemplo.Talvez existam alguns processos em que o seu departamento atual e o de RH podem quem sabe compartilhar você.

Um breve testemunho…

Eu iniciei meu trabalho em RH exatamente desta forma. Eu estava na área de TI (ou informática, como quiser chamar) da minha empresa, e precisava ajustar as avaliações de desempenho em softwares para os seus líderes. Em breve comecei a dar orientações sobre como usar o software e como realizar uma avaliação. Daí em diante, só me envolvi cada vez mais e estudei muito, mas muito mesmo, e em alguns anos já era dono da minha própria empresa com clientes gigantes de todo Brasil… Mas leia com atenção: “estudei muito, mas muito mesmo…”

Networking

Alguns profissionais de RH irão dizer-lhe que o alvo deles era área de RH, e fizeram cursos e aulas. ou ganharam bolsas para se preparar para entrar no campo. Outros profissionais irão dizer-lhe que a rede de contatos (networking) e a experiência são fundamentais. Sendo assim, tome todas estas dicas e corra atrás.

Por que não entrevistar alguns gestores de RH de sucesso em sua comunidade a procurar os seus conselhos sobre a obtenção no campo de RH onde você vive? Eles podem compartilhar idéias sobre como obter experiência e como desenvolver credenciais que o qualifiquem para um trabalho em RH. Muitas pessoas de RH estão dispostos a participar destas entrevistas informativas . As entrevistas também são uma maneira de ter seu nome conhecido, como interessado em RH, para fora de sua comunidade. Quando você procurar um profissional de RH, você deve sempre agradecer pelo seu conhecimento e credibilidade também. Assim, o profissional de RH recebe algo em troca (um feedback) e ambos poderão desenvolver um relacionamento até de futuros colegas de profissão.

Participar de quaisquer associações ou grupos profissionais em sua região aumenta muito o seu networking com outros profissionais de RH e poderão abrir várias portas para você, e claro, só não esqueça de abrir também as portas para as outras pessoas, não seja desumano ou desumana…

-Fechar as portas para outras pessoas é o princípio da derrocada e infelicidade.-

O bom networking mostra que você vai ficar em boa posição quando você estiver pronto para encontrar o seu emprego dos sonhos.Networking também em associações empresariais e regionais funcionam muito bem, além de redes sociais como o LinkedIn.

Reveja também os seus empregos anteriores, educação e experiências. Procure criar um currículo para destacar os componentes que se qualificam para uma carreira na gestão de RH ou emprego em recursos humanos. Você precisa desenvolver um currículo que se concentre em sua experiência relacionada com o RH em qualquer posição. Um empregador não vai ter tempo para ler entre as linhas para encontrar suas qualificações para o seu trabalho. Você tem que destacar suas qualificações de RH para eles – ainda mais se estiver no seu empregador atual, que só pode pensar em você em conexão com seu trabalho atual.

Estágio de RH

Você poderia considerar tomar uma breve licença de seu trabalho atual para fazer um estágio de RH e avançar para um emprego em recursos humanos . Muitos empregadores oferecem estágios nesta área, e sem dúvida alguma é o melhor meio de aprofundar e aplicar seus estudos, além de fazer um ótimo networking e se “experimentar” para o mercado.

Se você não tem faculdade ou pós-graduação ou cursos na área, considere que essas credenciais estão se tornando mais importantes. A formação em cursos de RH ou (de graduação e específicos como os cursos profissionais – conheça nossos cursos profissionais aqui) pode torná-lo mais “empregável” em um trabalho de RH.

Bem, sei que são algumas dicas apenas, mas são fundamentais para que possa alcançar brevemente um emprego nesta área tão fantástica e humana que é a de Recursos Humanos. Em toda minha experiência, não tenho dúvida alguma que as dicas acima colocarão você em breve nesta área, e com muito sucesso e felicidade.

Para quem se capacita muito e se auto motiva, não existem obstáculos altos demais que possam atrapalhar a carreira!

Um abraço e seja muito feliz!

(Conheça mais em https://www.lideregestao.com.br )

Como a persuasão pode alavancar sua carreira ou seu negócio

15/08/2016

Você já notou como os profissionais e empresários bem-sucedidos são mais carismáticos, (quase) todos gostam deles e, em uma apresentação, são aplaudidos de pé…enquanto outras pessoas, por mais que se esforcem, não conseguem obter os mesmos resultados? Isso ocorre porque elas dominaram a Arte da Persuasão. E você também pode.

 

Saber persuadir é um fator primordial nos dias de hoje, seja para ter um bom desempenho numa entrevista de emprego, para realizar vendas, para ser promovido, para conseguir um financiamento para seu novo projeto, ou até mesmo para conquistar seu futuro(a) namorado(a) e, depois, convencê-lo(a) a assistir o filme que você escolheu.

No âmbito profissional os benefícios de se dominar as técnicas de persuasão são inúmeros, seja você do meio corporativo ou empresarial. Através delas, você aumenta seu Networking e mantém relacionamentos produtivos com ele (neste artigo eu dou mais detalhes sobre como você pode fazer isso), cria uma imagem pessoal e profissional positiva e poderosa na mente das pessoas (para saber mais sobre Marketing Pessoal você pode ler este artigo), fazendo com que seja lembrado sempre que necessário, torna sua comunicação interpessoal mais eficiente, aumenta suas vendas, entre outras coisas.

Toda a sua vida pessoal e profissional depende ou é impactada pelo seu conhecimento em Persuasão. Ou a falta dele.

Manipulação x Persuasão:

Muitas pessoas costumam confundir persuasão com manipulação. Mas manipular e persuadir não são a mesma coisa.

Persuasão e manipulação são dois métodos de convencer as pessoas a fazerem algo para você ou mudarem seu pensamento para coincidir com o seu. No entanto, elas seguem estilos muito diferentes – a persuasão faz isso através da apresentação de fatos de uma forma positiva e mostrando como eles beneficiam a outra pessoa, de modo a convencê-la tanto racional quanto emocionalmente.

A manipulação também faz isso, mas omitindo informações, jogando com as emoções da pessoa, geralmente, de forma antiética.

E por que a Persuasão é tão eficiente?

Todas as nossas decisões são tomadas, primeiro, no inconsciente, e só depois vêm à consciência, normalmente acompanhadas de uma justificativa racional.

Quer um exemplo?

Imagine que você esteja com um problema e possui duas alternativas para resolvê-lo e, aparentemente, está em dúvida sobre qual a melhor decisão a ser tomada.

Faça  o seguinte: jogue uma moeda para o alto. Cara ou Coroa.

Não que a moeda vá decidir por você, mas nos instantes que ela estiver no ar, você vai saber para qual resultado estará torcendo.

Um estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) mostrou que o ato de escolher pode ser dividido em três partes:

Seu cérebro decide o que você vai fazer;

Essa decisão aparece na sua consciência, o que transmite a sensação de que você está tomando a decisão de forma racional;

Você age de acordo com a decisão tomada

A decisão ocorre, portanto, com base nos elementos que são absorvidos diretamente pelo nosso cérebro, passando pelos nossos “filtros” conscientes (aqui você pode ler mais sobre isso).

OS grandes líderes, empresários e profissionais de sucesso, além de saber fazer uso da persuasão, conhecem esses “atalhos” e sabem falar na ”língua” que o cérebro entende.

E como todos os cérebros funcionam praticamente da mesma maneira, pois a sociedade evoluiu, mas nosso cérebro ainda não acompanhou essa evolução, quem conhece essas técnicas consegue influenciar muitas pessoas, ganhando prestígio, seguidores e aliados.

Um exemplo prático: Se você precisa fazer uma apresentação no seu trabalho e essa apresentação vai determinar se você será promovido ou não, tendo conhecimento de técnicas de persuasão, você pode utilizá-las para potencializar as impressões positivas que as outras pessoas terão de você.

Lembre-se, o “como” você diz é mais importante do que “o que” você diz!

E como você pode aumentar o seu poder de Persuasão? Existem diversas técnicas, mas a mais poderosa de todas é aquela que age diretamente no cérebro, passando pelas barreiras racionais que você possui.

 

Lembre-se que em tempos de “crise” os profissionais e empreendedores mais bem preparados, que investem em seu desenvolvimento pessoal e profissional, serão os que trilharão o caminho do sucesso.

Você reconhece seus talentos e suas competências?

13/08/2016

Você reconhece seus talentos e suas competências? Assista ao vídeo!

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Três medos que vão paralisar sua transição de carreira

30/07/2016

As pesquisas apontam que, aproximadamente, 80% dos profissionais apresentam algum grau de frustração com suas carreiras. Parece incrível, não é mesmo?! Como assim, quase todo mundo está insatisfeito com seu trabalho? Bom, se você faz parte dessa estatística, continue lendo.

 

Esse problema começa lá atrás, ao longo da infância e adolescência. Nosso sistema de ensino não se importa muito com os talentos individuais. Ele foi montado para fazer você decorar fórmulas e textos, que muitas vezes você nunca vai usar na vida. Você não é ensinado a pensar, questionar, entender seus pontos fortes e fracos.

Esse caldo começa a engrossar no período escolar, mas é na hora do Vestibular que ele entorna de vez. Como escolher sua profissão aos 17 anos?

A escolha profissional é uma mistura delicada que envolve personalidade (em formação ainda) + habilidades (não descobertas) + estilo de vida + ambição por realização e crescimento. Agora adicione a pressão dos pais para você escolher uma profissão “que tenha futuro” na visão DELES (“Como assim você vai fazer Música? Isso não dá dinheiro”).

Pronto, o resultado disso são pessoas frustradas/insatisfeitas com a atual profissão. E nunca houve tanta mudança de carreira como hoje em dia. E às vezes a mudança é para áreas completamente diferentes da original: tem gente que vai da Engenharia para Psicologia, ou da Meteorologia para o Coaching (meu caso).

Esse período pode ser assustador, pois o profissional sente uma mistura de sentimentos como frustração, medo, incredulidade, confusão. Isso ocorre porque ele já decidiu que não quer mais trabalhar na atual profissão, mas como ele pensa que só sabe fazer o que faz atualmente, sente-se perdido, sem saber para onde ir.

E eu sei disso porque foi o que ocorreu comigo quando realizei a minha transição e também é um ponto em comum com todos os profissionais que já ajudei a escolher outra carreira, tanto no meio corporativo quanto no empreendedorismo.

Confira a seguir os 3 principais medos que assustam (e às vezes paralisam) profissionais que pensam em mudar de carreira.

1) Mudar de Carreira não é começar do zero

Mudar para uma área completamente diferente pode dar uma sensação de tempo desperdiçado. Não se deixe levar por isso. Você não vai, necessariamente, deixar para trás todas as habilidades e conhecimentos da vida profissional anterior.

O fato de ter investido tanto tempo em uma área profissional, não deve ser uma barreira para você seguir novos caminhos. Saiba que as competências adquiridas em experiências anteriores podem ser aplicáveis em novos contextos.

De acordo com o professor John Campbell, especialista em performance humana da Universidade de Minnesota, entre os fatores que definem o desempenho profissional estão:

Habilidades, competências e comportamentos específicos, ou seja, os que são necessários para realizar determinadas tarefas e que diferenciam um trabalho do outro. Por exemplo, um arquiteto deve saber como projetar casas, um engenheiro civil deve saber como construir prédios, e assim por diante.

Habilidades, competências e comportamentos não específicos (ou transferíveis), isto é, que não envolvem atributos exclusivos de determinadas tarefas, mas são imprescindíveis para o bom desempenho em qualquer profissão. Por exemplo, um arquiteto deve saber se comunicar de modo eficaz com seus clientes, tem que possuir escuta ativa, etc.

As habilidades transferíveis são aquelas que você desenvolve ao longo de sua vida (pessoal e profissional) e que você pode exercitar em qualquer carreira. Liderança, comunicação, empatia, organização, são alguns exemplos.

2) Vou mudar de profissão nessa idade

Não estou chamando ninguém de velho, ok?! Mas existe uma crença na nossa sociedade que as pessoas já devem estar com a carreira consolidada após os 30 anos. E é geralmente neste período em que a insatisfação ou frustração profissional atingem seu limite, levando aos questionamentos a respeito do futuro desejado.

E muitos profissionais vão “empurrando” um trabalho chato, que não suportam mais, por pensarem que estão “muito velhos” para mudar de carreira.

Mas o próprio mercado de trabalho já está revendo isso. A prova é a procura cada vez maior de profissionais seniores em alguns setores. Esses profissionais são desejados justamente por sua experiência e no quanto as empresas podem economizar em treinamento, não só com ele, mas com os mais jovens que também aprenderão com a transferência de conhecimento.

Outro caso é se você deseja largar o meio corporativo e se tornar consultor. Você também será contratado pela sua experiência.

3) Como vou ganhar dinheiro?

Aqui entra o seu planejamento financeiro. Você tem que guardar dinheiro suficiente para se manter por tempo suficiente para se estabelecer na nova profissão. Esse é um hábito que a maioria das pessoas não possui: o “colchão financeiro”. Segundo especialistas em finanças, todo profissional deve manter guardado o equivalente a 6 meses de sustento para qualquer eventualidade.

É por isso que vemos tantas pessoas desesperadas quando são demitidas inesperadamente. A falta desse “suporte financeiro” faz com que aceitem o primeiro emprego que aparece, porque não se prepararam para essa eventualidade. E frequentemente isso pode representar um retrocesso na sua trajetória profissional.

Se você quer largar seu emprego CLT e abrir seu próprio negócio, você pode iniciar trabalhando em paralelo nas suas horas vagas e “queimar sua ponte” quando o seu negócio já estiver rendendo o suficiente.

Eu fiz isso quando me tornei Coach de Carreira. Continuei trabalhando na minha antiga empresa durante um ano, preparando minha saída, planejando e guardando dinheiro. O resultado foi uma transição de carreira segura e eficiente. (Também contratei um Coach para me ajudar na época, o que foi essencial para montar minhas estratégias).

O importante é você perceber que não precisa continuar no seu trabalho chato, torcendo pro fim de semana chegar rápido, torcendo pelas próximas férias para poder “descansar”.

Você pode trabalhar com o que você ama. O mais importante é você acreditar que é possível. Se você pesquisar na internet, vai perceber que muita gente já está dando esse passo.

 

O conhecimento só serve para ser compartilhado!

30/07/2016

Hoje aconteceu uma situação comigo que me inspirou a escrever esse texto: uma colega que está ministrando um workshop, me mandou uma mensagem dizendo que não se sentiria confortável com minha presença no evento dela ( caso eu fosse),por eu ter comentado ingenuamente no post dela que também em breve ministraria um curso sobre o mesmo tema, tema esse que faz tempo permeia minha vida e é projeto antigo. 

 

Eu penso e sempre pensei de forma diferente e então como o mundo anda mega individualista resolvi escrever sobre esse assunto, até porque , líderes que desejam ser líderes jamais o serão se não compartilharem o conhecimento deles,pois entramos num caminho de solidão se fizermos isso, e também, jamais poderemos crescer como empresários, pois se detemos o conhecimento, quando precisarmos de ajuda, seja ela qual for, não teremos outro para nos substituir, deter o conhecimento só serve para desnudar nossa insegurança.

Bunker Roy é um indiano plácido que teve a melhor educação na Índia, tinha o mundo a seus pés, mas decidiu ajudar àqueles que têm fome em aldeias afastadas. Ele, então, se preparou para o improvável, decidiu construir uma universidade onde as pessoas aprenderiam sem professor com qualificações. Lá, o professor poderia ser o aluno, a pessoa aprenderia com a experiência do outro. Quem tivesse mestrado ou doutorado não poderia ser professor. Assim, homens analfabetos construíram a universidade, desenvolveram um sistema de energia solar, criando história para o mundo todo. Havia na universidade os melhores arquitetos analfabetos, os melhores engenheiros analfabetos, dentistas analfabetos, e assim por diante. Com a experiência dessas pessoas, aldeias da cercania podiam também obter melhorias na qualidade de vida para seus moradores. Eles foram se desenvolvendo e precisavam espalhar o conhecimento aprendido.

 Isso sim é a verdadeira ciência, do latim scientia, o conhecimento com consciência. A ciência com consciência vem temperada com reflexão, é um salto de qualidade, é ir além do que os livros mostram, é a experiência viva de quem a viveu. Ninguém precisa de certificados para poder repartir o que se vive.

Compartilhe o que aprendeste, a gratidão daquele que recebe sempre se voltará para você, no mercado há lugar para todo mundo, e se aquela pessoa a qual você teme copiar tudo de você, ela ainda assim não será você, você é único! Você constrói sua história e ela é cheia de nuances suas!  

Eu compartilho meu conhecimento sempre, inclusive passo tudo, as ferramentas de coaching, como usar, como fazer e jamais temo ou temi que alguém pudesse fazer igual a mim , e se fizer, que orgulho, a pessoa prosperar com as ferramentas e conhecimento que pude passar para ela!

Então pensem grande!!! Temos que ganhar dinheiro, sim, temos, mas quando nos sentimos ameaçados com o outro que tem a mesma formação que nós, cuidado! é hora de parar para pensar e buscar mais espiritualidade, é sinal que algo está errado, o conhecimento é algo que está aí para todos nós, parafraseando uma grande amiga: Só porque você aprendeu sobre alguma coisa, teve acesso a um conhecimento não quer dizer que você seja o dono dele. O não compartilhado obsolesce!

Você sabia que vende seu tempo? Tempo tem preço?

30/07/2016

Olá!! Tudo bem contigo?

Essa semana eu vi um documentário e recomendo (quanto tempo o tempo tem) e nesse documentário pude refletir muitas coisas importantes a respeito da vida contemporânea. Algumas já obvias mas que pouco paramos para pensar.

 

1. Vendemos nosso tempo nas relações de trabalho;

2. O tempo mudou muito desde a entrada da internet na vida das pessoas, ele se transformou em algo imediato;

3. As informações hoje são fragmentadas e pouco nos aprofundamos nas questões, apenas lemos artigos e nos tornamos o expert em vários assuntos;

4. Se vendemos nosso tempo, por quanto devemos vende-lo? Se não estivessemos ( precissasemos) trabalhar o que estaríamos fazendo?

Bom pensar nisso porque hoje nos vemos sem tempo para nada e com informações imediatas nos sentimos tentados a todo momento a distrair a mente, é difícil mesmo ficar longe da internet e muito tentador ficar a todo momento olhando distrações ou produzindo conteúdos para alimentar cada vez mais esse mundo virtual cheio de facilidades.

Mas e nosso interior? como lidar com tantas informações fragmentadas? Como nos reinventarmos diariamente frente a tantas informações? 

Um exemplo claro disso é quando precisamos de informações sobre determinado assunto, em seguida temos várias informações e muitas vezes antagônicas o que nos torna seres confusos e desorientados.

Vou dar um exemplo meu pessoal, quando fui mãe, tudo que eu tinha dúvidas (e são muitas) eu ia para internet e são tantas opiniões diferentes e teorias de certo e errado que eu acabava muitas vezes esquecendo que meu sentimento era o maior termômetro para o que quer que estivesse acontecendo comigo naquele momento, claro que internet ajuda muito, a troca de informaçoes é muito valiosa, mas a pergunta é: precisamos de tanta informação? como vivíamos sem tantas informações? Certamente bem mais conectados com nós mesmos, com mais dúvidas e mais vivências reais do que virtuais.

E esse é o desafio de hoje, não vai haver retração dessa realidade, é essa realidade que está aí, e cabe a nós tentarmos preencher nossos vazios com coisas mais reais, com pessoas, vivências, encontros pessoais.

Menos celular, mais contato, mais olho no olho, mais conexão com o que sentimos, quanto mais olhamos para fora menos podemos sentir nossa intuição, e a tendência para nos anestesiarmos na internet é grande, temos que estar atentos a isso, atentos a nossa missão aqui que certamente não é ficar com a cara o dia todo no computador, no celular.

Para um pouquinho agora, vai....respira fundo, fecha os olhos e aquieta a mente e presta atenção em volta, nos barulhos, no silêncio (se possível) entra em você....e esse é o presente.

Presente é a única coisa real que temos, o resto são conjecturas. O que você está fazendo com seu presente? Aproveitando com aqueles que ama? quais são suas prioridades? Estás no piloto automático? Consegue se conectar de vez em quando com você mesmo? O que está faltando para isso te acontecer? quanto vale o teu tempo?

Sou jovem ou velho demais para o mercado?

22/07/2016

Pensando no velho e no novo.

Dentre tantos artigos que escrevo, talvez este tenha sido o único que me fez pensar muito no velho e no novo, até mesmo no escritório da Educar e Transformar, no porquê nos comportamos de forma tão entranha no mercado de trabalho, diferente muitas vezes do nosso comportamento na vida particular, inclusive diferente de tudo que pregamos como RH, gestores e como seres humanos, infelizmente.

Vejam só o que ocorreu comigo, quando vi uma médica nova ao me atender: "Olá, você é a médica? Puxa, mas é tão novinha! Quantos anos tem de carreira?".... Bem, para pouco entendedor, meia palavra de preconceito (causado pelo medo obviamente) já basta, não é mesmo?

Neste momento de necessidade médica, eu desejava um médico mais experiente, mais velho ou velha, e entendia que somente isso poderia capacitar o profissional que fosse me atender, e que sendo jovem ou recém-formada, não seria capaz de entender e atender as minhas necessidades, não de forma que me deixasse seguro, ao menos foi o que pensei naquele momento.

Com esse pensamento, penso eu, acabamos excluindo uma boa parcela de profissionais do mercado, onde os jovens precisam de experiência e não tem, e os velhos precisam trabalhar e não conseguem, e por outro lado, dentro das empresas, os jovens precisariam aprender sobre o mercado, posturas e técnicas com os mais velhos e estes não existem em seu local de trabalho, e os mais velhos que sobraram ali, não passam suas técnicas porque se entendem rejeitados ou tratam os mais novos como mão de obra barata ou imaturos, já viu isso acontecer? É um verdadeiro conflito que falarei ainda muito neste ano.

Vantagens dos mais velhos e dos mais novos:

Ao escrever este artigo, eu pensei então criar uma tabela para expor as vantagens do trabalhador mais novo e do trabalhador mais velho, e sabem o que fiz? Sequer me dei ao trabalho de continuar... E sabem o motivo? Porque eu não quis levar adiante meu preconceito sobre idade e medir capacidade das pessoas simplesmente pela sua idade, é um absurdo!

No caso da jovem médica, se o seu próprio conselho médico a aprovou, quem sou eu para dizer que ela não é capaz? Agora pense sobre um trabalhador com mais de 20 ou 30 anos de experiência em sua área, pensou? Se o mercado o aprovou por tantos anos, quem sou eu ou quem é você para dizer algo sobre sua competência?

Lendas sobre os trabalhadores mais velhos:

Claro, não serei simplista e também não abandono meus leitores em sua busca de exemplos e em ser mais didático, sendo assim, vamos ver apenas 4 motivos que o mercado dá para não se contratar pessoas mais velhas (não que eu concorde, por isso contestarei logo abaixo):

Pessoas mais velhas aprendem de forma mais lenta

Bem, não é preciso que eu coloque aqui estudos que contestam isso (a perda do aprendizado até de pessoas idosas é ínfima) e passe a lembrar de tantas pessoas de 80 anos que controlam verdadeiros impérios, não é mesmo? É só recordar e ver alguns nomes no mercado.

As pessoas mais velhas irão se aposentar logo e não irão mais trabalhar

Ora, olhe ao seu redor e veja quantas pessoas mais velhas sustentam ainda seus filhos e família. Leia os estudos que os filhos ficam por mais tempo em casa e que as pessoas acima de certa idade ainda são altamente produtivas, já leu? Pois é, estas pessoas irão se tornar a maioria no mercado dentro de alguns anos, e a cultura de sua empresa precisará estar preparada para a população brasileira altamente capaz e que envelhece a cada dia.

Os mais velhos são menos receptivos e mais arrogantes frente a mudanças

Este item é especial, pois se você tiver 5 anos de mercado apenas, já deve ter visto planos mirabolantes da sua empresa irem por água abaixo, não é mesmo? Agora imagine quem passou por isso ao menos uma dezena de vezes? Com toda certeza serão os mais velhos que irão questionar mais, e isso será fantástico para que os novos planos dêem certo e sejam melhorados com a experiência deles. Pense nisso como algo inovador, e não algo que barra a inovação.

Os acidentes de trabalho e afastamento com pessoas mais velhas é maior

Esta é uma outra lenda que precisa desaparecer da sua mente. As pessoas mais velhas é que movem o mercado de comidas Light, e não os mais jovens. As pessoas mais velhas é que se cuidam mais e aproveitam melhor suas férias, tomam seus remédios com precisão e evitam acidentes, e sabe o motivo? Elas já conquistaram muita coisa na vida e não querem jogar nada fora, mas aposto que você não sabia ou não havia pensado nisso, não é mesmo?

Conselho aos mais velhos:

Claro, apenas dou um conselho aos mais velhos e depois aos mais jovens, e isso digo baseado no que eu desejaria de conselho pra mim quando entrei no mercado aos 17 anos e agora com 40 anos de idade como empresário.

a. Sr. e Sra. de mais experiência no mercado:

ao fazerem entrevistas de emprego e conversarem com as pessoas, não digam mais: "no meu tempo era diferente" ou "no meu tempo era melhor". Entenda que seu tempo é agora, que o seu presente também é agora, apesar de já ter um passado.

Não diga que as pessoas eram diferentes, melhores ou piores. Não diga também que: "no meu tempo a gente tinha que trabalhar e fazer tudo manualmente", pois isso é passado, e ao menos que alguém pergunte, não fale do passado desta forma, viva o presente, aprenda como funciona o agora, não pare no tempo e não deixe de estudar, não se subestime porque precisa aprender mais, e não se esconda atrás do medo da tecnologia. Lembro de minha mãe com 73 anos que instala e usa o skype , adora joguinhos de computador pra jogar com as netas, e não se deixa abater com a tecnologia. Bem, este é o meu simples conselho aos mais velhos, simples mesmo.

Conselho aos mais novos:

b. "Senhorito" e Senhorita:

peço que aprenda com os mais experientes sobre postura no mercado, sobre ser fiel e engajado na sua empresa e não jogue fora os seus sonhos de sempre procurar pelo melhor, mas respeitando as diferenças entre as pessoas, as diferenças de idade e as diferenças de opiniões.

Não deixe de ler, pois quem não lê, não sabe ouvir, e não deixe de ensinar as pessoas ao seu lado, pois o individualismo é um dos maiores males de quando somos jovens, visto que nos tornamos mais competitivos, quando na verdade precisaríamos ser mais amorosos e compreensivos para o sucesso de todos.

Siga o exemplo de certos jovens que aprenderam a compartilhar os seus sonhos em algumas feiras e eventos, pois daí nasceram Microsoft, Apple e tantos outros impérios. Entenda que ainda que processos possam ser roubados, as ideias criativas são raras e difíceis de serem decifradas.

Respeitem as autoridades, valorizem a ordem das coisas nas empresas, pois em algum momento tiveram razão de existir, e jamais se deixem abater por não serem valorizados em algum momento, pelo contrário, veja isso como forma de aprender mais e dizer que: "mesmo que ninguém cresça nesta empresa, não é motivo pra eu acreditar nisso, pois posso ser o primeiro a mudar esta realidade!".

Bem, e este é meu simples conselho, o mesmo que eu gostaria de ter ouvido e que mudaria muito minha vida se alguém me tivesse dado.

Conclua em sua própria mente

Deixo com você um poema de uma pessoa maravilhosa, que não tem idade e é eterna em nossos corações, e peço que comente comigo sobre este artigo, pois é importante para minha carreira a sua opinião viu!

"Pouco importa que venha a velhice,

que é a velhice ?

Teus ombros suportam o mundo

e ele não pesa mais que a mão de

uma criança [...]."

-Carlos Drummond de Andrade-

(Conheça mais do parceiro https://www.educaretransformar.com.br )

A diferença entre um chefe e um líder

22/07/2016

A humanização entre os seres e os cargos que ocupam.

Algumas pessoas fazem uma grande diferenciação entre cargos, comportamentos e hierarquias no mercado, o que é interessante, mas ao mesmo tempo se esquecem que o tanto o cargo quanto sua posição hierárquica são apenas funções dentro de um determinado lugar, e como função, não quer dizer que dure para sempre, apenas enquanto existir a necessidade da sua existência.

Mas o que isso significa realmente?

Bem, quando estudamos sobre cargos, chefias e lideranças, geralmente colocamos tudo num mesmo ponto e vemos tão somente as funções estabelecidas, quando na realidade devemos não ver mais as funções em sim, mas o relacionamento humano que se ajusta antes, na e após a função exercida. Por exemplo, quando um chefe precisa tomar alguma decisão, o que deve ser visto como princípio da sua decisão, é o quanto isso afetará as pessoas ao seu redor e abaixo dele hierarquicamente, e também, o quanto afetará as pessoas que utilizam o produto ou serviço que a empresa deste chefe gera.

Na prática: imagine que na empresa VolksWagem, o chefe ficaria sabendo que havia uma fraude em seu software que calculava a quantidade de emissão de poluentes. Ele demite os fraudadores e deixa evidente a fraude, podendo perder mercado, ou apenas repreende os fraudadores e os mantém para preservar o nome da empresa? Uma pessoa preocupada com a função de chefe em si, talvez jamais demitisse e viesse a se expor desta forma, e foi um pouco do que ocorreu recentemente no mercado, onde os próprios engenheiros vieram a delatar o caso e com isso Martin Winterkorn renuncia ao cargo de presidente-executivo e pede demissão da Volkswagem.

Agora em poucas palavras falo da diferença do que é um líder, pois em sua visão, não se preocupe com sua função tão somente, mas com as pessoas. A única diferença entre uma pessoa que ocupa uma função (pode ser chefe, diretor, gestor) e um líder é esta: “O líder inspira pessoas pela sua própria atitude”.

Na prática: Em uma entrevista, Jorge Gerdau responde para o diretor da empresa Renner (José Galló) sobre como se formam os líderes, e este responde: “Não sei, acho que líder e empreendedor se formam dando oportunidades! ”.

A empresa Gerdau é uma das maiores do país, tem excelência na gestão e também a questão da meritocracia é fundamental, e mais que ser uma grande empresa, ela possui um líder que todos conhecem, que sabem dos seus erros pois são assumidos em público no momento que ocorre se preciso, onde as fraquezas são expostas e sem medo algum, suas dores são mostradas, e ainda assim é a Gerdau, exatamente porque possui um líder, e não alguém visto simplesmente como o dono, mas ao contrário, é alguém que inspira todos que estão com ele….esta sim, é a única e verdadeira diferença entre um líder (inspiração) e um chefe (compromisso apenas com a função).

 

A necessidade de empatia para se ter visão estratégica

22/07/2016

Olá, tudo bem contigo?

 

Muitas pessoas sonham em ser estratégicas nas empresas, nos cargos que ocupam e até na vida, mas o que realmente significa ser estratégico, o que está por trás da competência estratégia?

Se olharmos a definição da palavra é: um conjunto de manobras, ter um plano,é o planejamento necessário a tarefas complexas...

Mas na ação vamos pensar além, ser estratégico requer empatia? na minha opinião sim! Porque? porque se eu conseguir pensar que a minha ação terá uma consequência mais a frente em varios níveis  bons ou ruins, atingindo pessoas estarei sendo estratégico, pensamento estratégico requer empatia (faculdade de compreender emocionalmente um objeto ou pessoa) , pois se eu conseguir pensar a frente me colocando no lugar dos outros ou de alguma situação eu estarei sendo estratégico, por isso ouso dizer que pessoas muito técnicas e que desenvolveram pouco no decorrer de suas vidas o contato com suas emoções ou por algum motivo foram criadas por pessoas mais rígidas terão mais dificuldade em terem uma visão estratégica. Dificilmente se consegue ser estratégico sem se colocar no lugar do outro!

Entretanto estratégia se desenvolve, felizmente, o primeiro passo é se dando conta que se na empresa eu estou em um cargo que me exige estratégia eu preciso desenvolver essa faceta, preciso me conectar mais com as pessoas, treinar esse hábito, MUDAR, essa simples palavra que sabemos não é nada fácil.

Mudar requer abertura que também é mais desafiador para pessoas mais técnicas, mas as pessoas mais técnicas são as que justamente terão que investir nisso, pois senão alguém mais estratégico vai ocupar o lugar dela na empresa ou em algum momento a vida a pedirá mais estratégia. 

Estratégia tem  a ver também com lidar com o inesperado esperado, estar preparado....

Estratégia também para atender a nova geração de millennials

Dessa forma investir em você mesmo buscando saber como você reage em situações sob pressão, como é o seu perfil profissional,quais as dificuldades recorrentes que aparecem em seus desafios diários é fundamental para saber se você quer ou não, precisa ou nao ser estrategico.

Sempre digo nos meus atendimentos que não existe perfil bom ou ruim, existe um perfil que pode ou não estar sendo bom ou ruim no momento que aquela pessoa está , no que ela esta buscando,. somos seres em eterno ajuste e mudança.

Sempre o norte será o sentimento, esse que diz se as coisas estão boas ou ruins. Ouvindo eles, já é meio caminho andado!