Visualizar Artigo

Conheça a profissão: Programador

Domingo, 12 Setembro 2021
Profissões
Tamanho da Fonte

Saiba como fazer parte de uma das atividades mais valorizadas do mercado de trabalho atual, a de programador!

O domínio de diferentes linguagens de programação é uma atividade que, há anos, figura entre as mais importantes do mercado de trabalho.

E essa tendência deve permanecer ainda por muito tempo, acompanhando a crescente informatização de todos os setores da sociedade.

Para quem tem facilidade com números e raciocínio lógico, a profissão é um prato cheio – com a facilidade de poder escolher entre diferentes tipos de curso nas faculdades brasileiras.

A profissão de programador

O programador trabalha na concepção, construção e manutenção de diferentes tipos de sistemas informacionais.

A base do site que abriga este artigo, por exemplo, foi construída por um programador.

Todos os grandes portais de notícias e serviços que você acessa todos os dias também, assim como todos os aplicativos no seu celular, também são frutos do trabalho de um programador.

Para isso, existem diversas linguagens no mercado que eles podem dominar: JavaScript, Python, PHP, Java, C, Ruby e inúmeras outras.

O programador pode se especializar em uma ou várias delas, e também trabalhar como gestor de equipes – uma área que também tem crescido bastante.

Os maiores empregadores são normalmente empresas de desenvolvimento tecnológico, consultorias, startups, indústrias, bancos e prestadoras de serviço. O trabalho autônomo também é forte na área.

É uma atividade bastante ampla e que está sempre carente de profissionais especializados.

Dependendo da formação e da experiência, os salários pagos a um programador podem ser bem interessantes, por vezes superando os R$ 15 mil.

O melhor de tudo é que existem diversos cursos que você pode fazer para se tornar programador, uns mais longos, outros mais curtos, mas todos com bom impacto no mercado de trabalho.

Vamos conhecer melhor?

Cursos para se tornar um programador

Espalhados por faculdades públicas e particulares de todo o Brasil, os cursos que formam programadores são bem diversos.

Tem desde aqueles mais rápidos, que duram entre 2,5 e 3 anos, até os mais extensos, com cinco anos de duração.

Todos, sem exceção, encontram um mercado pra lá de receptivo, com boa remuneração e emprego de sobra.

Veja alguns cursos superiores na área de Tecnologia da Informação que separamos para você:

Engenharia de Software:

Bacharelado, 5 anos de duração

Engenharia de Software é para quem quer se aprofundar pra valer no universo da criação de softwares e sistemas. É um dos cursos mais interessantes não somente para quem gosta de programação, mas de tecnologia em geral, sem falar que o mercado para engenheiros está sempre em alta.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

Tecnólogo, 2,5 anos

Esse curso forma profissionais que podem atuar como programadores ou analistas de sistemas. É uma graduação mais rápida, de nível superior, com excelente receptividade no mercado de trabalho.

Ciência da Computação:

Bacharelado, 4 anos

Uma das formações mais tradicionais da área de tecnologia, Ciências da Computação oferece uma boa base de programação e criação de sistemas.

Engenharia de Computação:

Bacharelado, 5 anos

Outro curso muito tradicional na área, vai fundo no estudo da estrutura de computadores de diversos portes e tem várias matérias sobre programação.

Banco de Dados:

Tecnólogo, 2,5 anos

Voltado para criação e manutenção de banco de dados por meio de diversas linguagens de programação, é uma ótima opção para quem quer entrar mais rapidamente no mercado de trabalho.

Jogos Digitais:

Tecnólogo, 2,5 anos

Ideal para quem quer aprender a programar jogos para computadores e aplicativos – um mercado bastante aquecido ultimamente.

Redes de Computadores:

Tecnólogo, 2,5 anos

É o curso que ensina a planejar, programar e instalar redes de computadores – uma competência bastante útil em praticamente todas as áreas do mercado, dado que a informatização tem sido prioridade para negócios de todos os portes.

Segurança da Informação:

Tecnólogo, 2,5 anos

Outro curso rápido e com significativo impacto no mercado. Aqui o profissional tem a responsabilidade de implementar projetos de garantam a confidencialidade e integridade dos dados que trafegam em diferentes tipos de rede.

Onde estudar para se tornar programador

Os cursos que formam programadores ou profissionais da Tecnologia da Informação são bastante populares entre as faculdades brasileiras, tanto na rede pública quanto na particular.

Traduzindo em números, são 985 faculdades com formação em TI, sendo quase 80% delas na rede privada.

Para você ter ideia da popularidade da área, hoje, temos mais de 360 mil alunos fazendo um desses cursos.

Todos os anos, mais de 800 mil vagas são disponibilizadas. Na maioria dos cursos, os candidatos podem estudar presencialmente ou a distância, sempre com o aval do MEC.

E você, já escolheu onde quer fazer o seu curso?

Antes de entrar, não se esqueça de verificar se a faculdade escolhida tem reconhecimento e se foi bem avaliada pelo MEC. Essa é a melhor garantia de ensino de qualidade que você pode ter.

Fonte: www.guiadacarreira.com.br

 

Gostou? Compartilhe este artigo!

 Comentários
 Artigos em Destaques
  • Domingo, 12 Setembro 2021

    Descubra o que faz um agrônomo Se você tem interesse em Agronomia mas não sabe exatamente o que faz um agrônomo, ou o engenheiro agrônomo, este é o texto certo para tirar muitas dúvidas e conhecer muitos detalhes dessa profissão. Aqui, você vai entender o papel essencial que o agrônomo possui na economia de um país como o Brasil, as áreas de atuação da profissão, remuneração e os melhores caminhos para começar a carreira na área.

  • Segunda, 21 Setembro 2020

    O contador é o profissional que cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa. Em seu cotidiano, lida com planilhas, demonstrativos de resultados, contas a pagar e a receber, guias de impostos e muitos números. É uma profissão que exige muita atenção e responsabilidade. Para exercer suas atividades, o contador precisa ter um diploma de graduação em Contabilidade reconhecido pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Técnicos em contabilidade também precisam obter o registro no CRC.

  • Quarta, 31 Julho 2019

    Celebramos os discursos mais poderosos proferidos por grandes mulheres que nos inspiraram ao longo dos anos – e mudamos nosso mundo para melhor.

  • Quinta, 18 Agosto 2016

    Você é daquelas pessoas que senta no computador determinado a terminar (ou começar) aquele relatório importante para seu chefe e depois de cinco minutos já está indo checar o Facebook ou o email? Se identificou com o perfil? Veja como combater isso.

  • Quinta, 21 Julho 2016

    Pensando no velho e no novo. Dentre tantos artigos que escrevo, talvez este tenha sido o único que me fez pensar muito no velho e no novo, até mesmo no escritório da Educar e Transformar, no porquê nos comportamos de forma tão entranha no mercado de trabalho, diferente muitas vezes do nosso comportamento na vida particular, inclusive diferente de tudo que pregamos como RH, gestores e como seres humanos, infelizmente.

  • Segunda, 19 Janeiro 2015

    Você está procurando emprego? E enquanto faz isto, fica postando em redes sociais? Muito cuidado: uma coisa pode atrapalhar a outra. As redes sociais tem sido usadas para obter percepções sobre quem você é fora da sala de entrevistas, e dependendo do tipo de postagem que você faz, isto pode significar sua exclusão do processo seletivo.

  • Terça, 12 Maio 2020

    Zootecnia: saiba mais sobre essa carreira. Conheça a profissão de zootecnista, como está o mercado de trabalho e onde estudar para seguir essa carreira! A carreira em ZootecniaO profissional de Zootecnia trabalha para que os animais vivam em boas condições, cuidando do peso, da saúde e da alimentação. Também é função do zootecnista cuidar da reprodução e do melhoramento genético dos animais, além de atuar no aumento da produtividade de derivados de animais, como leite e ovos.