Visualizar Artigo

Os 10 erros nas redes sociais que podem custar seu futuro emprego

Segunda, 19 Janeiro 2015
Artigo
Tânia Michelena
Tamanho da Fonte

Você está procurando emprego? E enquanto faz isto, fica postando em redes sociais? Muito cuidado: uma coisa pode atrapalhar a outra. As redes sociais tem sido usadas para obter percepções sobre quem você é fora da sala de entrevistas, e dependendo do tipo de postagem que você faz, isto pode significar sua exclusão do processo seletivo.

  

Com o uso disseminado das redes sociais, cada vez mais empregadores estão se voltando para elas em busca de informações adicionais sobre os potenciais candidatos em um processo seletivo. Mas, segundo uma pesquisa do site de carreira CareerBuilder, eles não estão gostando nada do que descobrem na web.

Cerca de 40% dos empregadores admitiram utilizar mídias sociais para pesquisar informações extras sobre os candidatos para uma vaga. Dentro deste grupo, mais da metade dos recrutadores disse ter encontrado informações de que o levou a não contratar o candidato.

O site ouviu mais de 2.138 gerentes de contratação e profissionais de Recursos Humanos e listou os comportamentos nas redes sociais que mais provocam rejeição dos empregadores. Confira quais são eles:

Candidatos à vaga publicam fotos ou informações provocativas ou inadequadas – 46%

Postam fotos ou informações sobre bebidas e uso drogas – 41%

Reclamam de ex-colegas ou da empresa anterior – 36%

Mostram baixa habilidade de comunicação – 32%

Postam informações discriminatórias relacionadas à raça, sexo, religião, etc – 28%

Mentem sobre qualificações – 25%

Compartilham informações confidenciais de empregadores anteriores – 24%

Têm ligações com práticas criminais – 22%

Têm apelidos não profissionais – 21%

Mentem sobre uma ausência na entrevista – 13%

É preciso também procurar entender mais sobre o comportamento nas entrevistas e também as melhores perguntas de entrevista de emprego, para melhor preparo do candidato

Fonte: economia.uol

Gostou? Compartilhe este artigo!

 Comentários
 Artigos em Destaques
  • Quarta, 31 Julho 2019

    Celebramos os discursos mais poderosos proferidos por grandes mulheres que nos inspiraram ao longo dos anos – e mudamos nosso mundo para melhor.

  • Quinta, 18 Agosto 2016

    Você é daquelas pessoas que senta no computador determinado a terminar (ou começar) aquele relatório importante para seu chefe e depois de cinco minutos já está indo checar o Facebook ou o email? Se identificou com o perfil? Veja como combater isso.

  • Quinta, 21 Julho 2016

    Pensando no velho e no novo. Dentre tantos artigos que escrevo, talvez este tenha sido o único que me fez pensar muito no velho e no novo, até mesmo no escritório da Educar e Transformar, no porquê nos comportamos de forma tão entranha no mercado de trabalho, diferente muitas vezes do nosso comportamento na vida particular, inclusive diferente de tudo que pregamos como RH, gestores e como seres humanos, infelizmente.

  • Terça, 12 Maio 2020

    Zootecnia: saiba mais sobre essa carreira. Conheça a profissão de zootecnista, como está o mercado de trabalho e onde estudar para seguir essa carreira! A carreira em ZootecniaO profissional de Zootecnia trabalha para que os animais vivam em boas condições, cuidando do peso, da saúde e da alimentação. Também é função do zootecnista cuidar da reprodução e do melhoramento genético dos animais, além de atuar no aumento da produtividade de derivados de animais, como leite e ovos.