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O que uma recepcionista faz? Qual o salário de uma recepcionista?

Segunda, 13 Abril 2020
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O que uma recepcionista faz? Os recepcionistas realizam tarefas administrativas, como atender telefones, receber visitantes, marcação de consultas, entregas de crachás e fornecer informações gerais sobre sua organização ao público e clientes. Podem atender em hospitais, feiras, consultórios médicos, escritórios e empresas em geral.

O que uma recepcionista faz: Principais habilidades de recepcionista

  • Cumprimentar os clientes e visitantes com uma atitude positiva e útil.
  • Ajudar os clientes a encontrar o caminho pelo escritório, empresa, hospital, consultório etc.
  • Anunciando clientes, conforme necessário.
  • Ajudar a manter a segurança do local de trabalho emitindo, verificando e coletando crachás conforme necessário e mantendo os registros dos visitantes.
  • Auxiliar em uma variedade de tarefas administrativas, incluindo copiar, enviar fax, fazer anotações e fazer planos de viagem.
  • Preparando salas de reunião e treinamento.
  • Atender os telefones de maneira profissional e encaminhar as chamadas conforme necessário.
  • Auxiliar os colegas nas tarefas administrativas.
  • Desempenhando funções administrativas ad-hoc.
  • Atender, encaminhar e rastrear chamadas telefônicas.
  • Classificação e distribuição de correio.
  • Contratação, gerenciamento e desenvolvimento da equipe administrativa júnior.
  • Fornecer excelente serviço ao cliente.
  • Agendando compromissos.

É um diferencial enorme ter um curso de Recepcionista

Sim, é um grande diferencial ter um curso para conseguir um emprego de recepcionista.

 

O que uma recepcionista faz num curso?

Existem vários cursos de recepcionistas no mercado, onde se aprende sobre postura, sobre linguagem de português adequada (isso tem sido fundamental para o mercado), vestimenta adequada para o trabalho, entonação de voz e outras orientações fundamentais para o mercado de trabalho.

Existem cursos presenciais ou cursos EAD, sendo que em EAD tem toda a facilidade de ter um curso com certificado e que possa fazer dentro do seu horário disponível.

 

Além disso, os cursos EAD geralmente oferecem uma garantia de devolução quanto à qualidade do curso ou receberá seu dinheiro de volta.

Um exemplo de curso muito bom e com esta garantia, que é UMA RECEPCIONISTA DE SUCESSO

 

O curso indicado para quem deseja um emprego de recepcionista, tem:

  • Certificado válido
  • Você fará o seu horário
  • Um valor muito acessível de apenas R$ 69,00

Requisitos Recepcionista (Aprenda o que uma recepcionista faz):

  • Geralmente possui um curso de Recepcionista
  • Experiência anterior como recepcionista ou em áreas afins.
  • Maneira e maneira profissional e consistente.
  • Excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal.
  • Competência em aplicativos da Microsoft, incluindo Word, Excel e Outlook.
  • Boas habilidades de gerenciamento de tempo.
  • Experiência com procedimentos administrativos e de escritório.
  • Capaz de contribuir positivamente como parte de uma equipe, ajudando com várias tarefas, conforme necessário.

Habilidades de recepcionista

Não permita que a inexperiência o retenha! Aprenda o que uma recepcionista faz. Embora seja verdade que alguns empregos sejam destinados a candidatos com o maior nível de experiência, todos precisam começar de algum lugar. Em seu currículo e carta de apresentação, certifique-se de delinear sua lista de atributos e tente destacar como você os usou até o seu benefício até o momento.

Os empregadores estão procurando recepcionistas com as seguintes habilidades:

  • Excelente comunicação e habilidades interpessoais .
  • Telefone e habilidades de escuta .
  • Precisão e atenção aos detalhes.
  • A capacidade de trabalhar bem sob pressão .
  • Uma natureza confiável , pois você pode manipular informações confidenciais.
  • Habilidades do Microsoft Office .
  • Extremamente bem organizado, com excelentes habilidades de gerenciamento de tempo .
  • A capacidade de realizar várias tarefas com eficiência.

Condições de trabalho

Recepcionistas:

  • geralmente trabalham em horário comercial, mas também podem trabalhar à noite ou nos fins de semana
  • trabalhar nas mesas da frente ou nas áreas de recepção de empresas e organizações.

Requisitos: o que uma recepcionista faz

Não há requisitos específicos para se tornar recepcionista, pois as habilidades geralmente são adquiridas no trabalho. No entanto, um CERTIFICADO DE RECEPCIONISTA TEM UM GRANDE DIFERENCIAL para que possa aprender o que uma recepcionista faz.

Educação secundária

Nenhum ensino médio específico é necessário para este trabalho e para conseguir uma vaga de recepcionista, mas devido a quantidade de tarefas e as mesmas se tornando cada vez mais complexas, o ensino médio tem sido cada vez mais solicitado.

Requisitos pessoais para vaga de recepcionista

Os recepcionistas precisam ser:

  • Calma, agradável e eficiente
  • bom em se comunicar e ouvir
  • bom em planejar, organizar e resolver problemas
  • capaz de multitarefa e trabalhar bem sob pressão
  • seja preciso e tenha atenção aos detalhes
  • capaz de manter as informações confidenciais
  • capaz de trabalhar de forma independente.

Quanto ganha uma recepcionista?

O salário de uma vaga de recepcionista varia um pouco no mercado, mas em média, tem sido muito regular, sem grandes variações.

Um Recepcionista em Geral ganha em média R$ 1.329,66 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do CAGED no período de 05/2019 até 12/2019 com um total de 297.302 salários.

faixa salarial do emprego de Recepcionista em Geral CBO 4221-05 fica entre R$ 1.213,57 (média do piso salarial 2020 de acordos, convenções coletivas e dissídios), R$ 1.253,00 (salário mediana da pesquisa) e o teto salarial de R$ 2.322,21, levando em conta profissionais com carteira assinada em regime CLT de todo o Brasil.

Fonte: Salário

10 regras para um ótimo atendimento ao cliente

Pense na última vez em que teve uma experiência de atendimento negativa. Uma recepcionista pode não ter dado à você um bom atendimento. Mas pense agora do outro lado, sendo você a atendente: o que uma recepcionista faz? 

Experiências negativas quase sempre estão ligadas ao atendimento ao cliente de má qualidade. Hoje em dia, é raro encontrar um ótimo atendimento ao cliente, apesar de eu descobrir que a maioria das empresas afirma ter colocado os clientes em primeiro lugar. Mas, mesmo com a crescente popularidade de atendimento humanizado, nem sempre é o que ocorre. De fato, um bom atendimento ao cliente pode ser um diferencial entre você e sua concorrência. Atender às 10 regras básicas a seguir contribuirá muito para tornar seu negócio um sucesso.

1. Comprometa-se com um serviço de qualidade. Todo mundo na empresa precisa se dedicar a criar uma experiência positiva para o cliente. Sempre tente ir além das expectativas do cliente. A Zappos faz um ótimo trabalho em manter o cliente feliz.

2. Conheça seus produtos e serviços da empresa que trabalho. A transmissão de conhecimento sobre produtos e serviços ajudará você a conquistar a confiança de um cliente. Conheça os produtos, serviços e políticas de devolução da sua empresa de dentro para fora. Tente antecipar os tipos de perguntas que os clientes farão. Verifique se seus funcionários estão totalmente treinados sobre seus produtos.

3. Conheça seus clientes. Tente aprender tudo o que puder sobre seus clientes para adaptar sua abordagem de serviço às necessidades e hábitos de compra deles. Solicitar feedback dos clientes. Converse com as pessoas e ouça suas reclamações para que você possa chegar à raiz da insatisfação do cliente.

4. Trate as pessoas com cortesia e respeito. Lembre-se de que todo contato com um cliente – seja por email, telefone, correspondência por escrito ou em uma reunião presencial – deixa uma impressão. Seja cortês e use frases como “desculpe por mantê-lo esperando”, “obrigado pelo seu pedido”, “de nada” e “foi um prazer ajudá-lo”.

5. Nunca discuta com um cliente. Você sabe que o cliente nem sempre está certo. Mas, em vez de focar no que deu errado em uma situação específica, concentre-se em como corrigi-lo. A maioria dos clientes fará negócios com você novamente se você resolver uma reclamação a seu favor.

6. Não deixe clientes pendurados. Lide com reparos, retornos de chamada e e-mails com um senso de urgência. Os clientes desejam uma solução imediata e, se você puder dar a eles, provavelmente ganhará seus negócios repetidos. Pesquisas mostram que muitos clientes insatisfeitos farão negócios com uma empresa novamente se a reclamação for resolvida no local.

7. Sempre forneça o que promete. Deixar de fazer isso e você perderá credibilidade – e clientes. Se você garantir uma cotação dentro de 24 horas, faça a cotação em um dia ou menos. Se você não cumprir sua promessa, peça desculpas ao cliente e ofereça algum tipo de compensação, como desconto ou entrega gratuita.

 Suponha que os clientes estejam dizendo a verdade. Mesmo que às vezes pareça que os clientes estão mentindo ou dando dificuldades, sempre dê a eles o benefício da dúvida. A maioria dos clientes não gosta de reclamar; na verdade, eles se esforçam para evitá-lo, e é isso o que uma recepcionista faz e evita.

9. Concentre-se em criar clientes, não em vendas. Os vendedores, especialmente aqueles que recebem comissão, às vezes se concentram no volume, e não na qualidade da venda. Lembre-se de que manter os negócios de um cliente é mais importante do que fechar uma venda. O que uma recepcionista faz nestas horas? Ela coloca seu foco no bom atendimento, na pessoa. Ela se coloca no lugar do outro.

10. Facilite a informação. A experiência de um cliente na recepção deve ser sempre satisfatória. Isso definirá como será o relacionamento do cliente com a empresa em todo este processo.

Você provavelmente sabe mais do que imagina sobre o atendimento ao cliente. A regra de ouro – faça aos outros como você gostaria que eles fizessem a você – certamente é aplicável quando se trata de tratar os clientes como reis. Ajuda a identificar os momentos em que você ficou frustrado com o atendimento ao cliente de outra empresa e tenta não cometer os mesmos erros.

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