Visualizar Artigo

Qual é a diferença entre Líder e Chefe? Saiba aqui

Quinta, 26 Dezembro 2019
Artigo
Fábio Augusto Vieira
Tamanho da Fonte

Você sabe realmente a diferença entre líder e chefe? Podem parecer até complementos, mas existem abismos entre os assuntos.

Entenda que iremos usar o termo gerente e gerenciamento para chefia também.

Nos negócios , a diferença entre líder e chefe é realmente grande. O que é liderança? A Liderança está ligada ao desempenho e qualquer definição de liderança deve levar isso em conta. Embora não se trate apenas de lucro , aqueles que são vistos como líderes eficazes são aqueles que aumentam os resultados da empresa. Se um indivíduo em uma posição de liderança não atender às expectativas de lucro estabelecidas pelos conselhos, pela alta administração ou pelos acionistas, ela poderá ser demitida.

 

 

Os termos “liderança” e “gerenciamento” (chefia) tendem a ser usados ​​de forma intercambiável. Gerenciamento refere-se à estrutura de gerenciamento de uma empresa como sua liderança ou a indivíduos que são realmente gerentes como os “líderes” de várias equipes de gerenciamento.

A liderança requer traços que vão além dos deveres de gerenciamento. Para ser eficaz, um líder certamente precisa gerenciar os recursos à sua disposição. Mas a liderança também envolve comunicação, inspiração e supervisão – apenas para citar mais três das principais habilidades que um líder precisa ter para ter sucesso.

Líderes: Nascidos ou Feitos?

Embora existam pessoas que parecem naturalmente dotadas de mais habilidades de liderança do que outras, as  pessoas podem aprender a se tornar líderes melhorando habilidades específicas. A diferença entre líder e chefe pode também estar na formação profissional e orientação de cada um

A história está cheia de pessoas que, apesar de não terem experiência anterior em liderança, se destacaram em situações de crise e convenceram outras pessoas a seguir o curso de ação sugerido. Eles possuíam traços e qualidades que os ajudaram a assumir papéis de liderança.

Escrevendo na revista Forbes, Erika Andersen, autora de “Leading So People Will Follow”, diz, como a maioria das coisas – a capacidade de liderança cai ao longo de uma curva de sino. Portanto, o fato é que a maioria das pessoas que começa com um mínimo de capacidade de liderança inata pode realmente se tornar muito boa, até grandes líderes.

 

Muitos se perguntam sobre as diferenças entre liderança e gerenciamento. Eles são mutuamente exclusivos? Os profissionais têm ambas as qualidades – ou aprendem uma ou outra por um longo período de tempo? Essas perguntas são apenas a ponta do iceberg. Neste artigo, examinaremos os dois.

Qual a diferença entre líder e chefe?O que é liderança? O que é gerenciamento?

As palavras “líder” e “chefe” (diferença entre líder e chefe) estão entre as palavras mais usadas nos negócios e são frequentemente usadas de forma intercambiável. Mas você já se perguntou o que os termos realmente significam? 

 

O que os gerentes/chefes fazem?

Um gerente/chefe é o membro de uma organização com a responsabilidade de executar as quatro funções importantes da administração: planejar, organizar, liderar e controlar. Mas todos os gerentes são líderes?

A maioria dos gerentes também tende a ser líder, mas somente se eles também desempenharem adequadamente as responsabilidades de liderança da gerência, que incluem comunicação, motivação, inspiração e orientação, além de incentivar os funcionários a alcançar um nível mais alto de produtividade.

 

Neste ponto encontramos a diferença entre líder e chefe!

Infelizmente, nem todos os chefe/gerentes são líderes. Por isso a importância falarmos a diferença entre líder e chefe.

Alguns gerentes têm más qualidades de liderança e os funcionários seguem ordens de seus gerentes porque são obrigados a fazê-lo – não necessariamente porque são influenciados ou inspirados pelo líder.

Os deveres gerenciais são geralmente uma parte formal de uma descrição do trabalho; os subordinados seguem como resultado do título ou designação profissional. O foco principal de um gerente é atender às metas e objetivos organizacionais; eles normalmente não levam muito mais em consideração. Os gerentes são responsabilizados por suas ações, bem como pelas ações de seus subordinados. Com o título, vem a autoridade e o privilégio de promover, contratar, demitir, disciplinar ou recompensar funcionários com base em seu desempenho e comportamento.

 

Diferença entre líder e chefe: O que os líderes fazem?

A principal diferença entre líder e chefe é que os líderes não necessariamente ocupam ou ocupam uma posição de gerência. Simplificando, um líder não precisa ser uma figura de autoridade na organização; um líder pode ser qualquer um.

Ao contrário dos gerentes, os líderes são seguidos por causa de sua personalidade, comportamento e crenças. Um líder investe pessoalmente em tarefas e projetos e demonstra um alto nível de paixão pelo trabalho. Os líderes têm muito interesse no sucesso de seus seguidores, permitindo-lhes alcançar seus objetivos com satisfação – esses não são necessariamente objetivos organizacionais.

Nem sempre existe um poder formal ou tangível que um líder possui sobre seus seguidores. O poder temporário é concedido a um líder e pode ser condicional com base na capacidade do líder de inspirar e motivar continuamente seus seguidores. 

Os subordinados de um gerente devem obedecer às ordens, enquanto o acompanhamento é opcional quando se trata de liderança. Liderança trabalha com inspiração e confiança entre os funcionários; aqueles que desejam seguir seu líder podem parar a qualquer momento. Geralmente, líderes são pessoas que desafiam o status quo. A liderança é experiente em mudanças, visionária, ágil, criativa e adaptativa.

 

Quais são as características que um gerente/chefe possui?

Abaixo estão quatro características importantes de um gerente/chefe (mostra a diferença entre líder e chefe):

  1. A capacidade de executar uma visão:Os gerentes constroem uma visão estratégica e a dividem em um roteiro para a equipe seguir.
  2. A capacidade de dirigir:Os gerentes são responsáveis ​​pelos esforços do dia-a-dia enquanto analisam os recursos necessários e antecipam as necessidades para fazer alterações ao longo do caminho.
  3. Gerenciamento de processos:Os gerentes têm autoridade para estabelecer regras de trabalho, processos, padrões e procedimentos operacionais.
  4. Pessoas focadas:Sabe-se que os gerentes cuidam e atendem às necessidades das pessoas pelas quais são responsáveis: ouvindo-os, envolvendo-os em determinadas decisões-chave e atendendo a solicitações razoáveis ​​de mudança para contribuir para o aumento da produtividade.

Quais são as características que um líder possui?

Abaixo estão cinco características importantes de um líder (mostra a diferença entre líder e chefe):

  1. Visão:Um líder sabe onde eles estão, para onde querem ir e tendem a envolver a equipe no mapeamento de um caminho e direção futuros.
  2. Honestidade e integridade:Os líderes têm pessoas que acreditam neles e caminham ao seu lado no caminho que o líder define.
  3. Inspiração:Os líderes geralmente são inspiradores – e ajudam sua equipe a entender seus próprios papéis em um contexto maior.
  4. Habilidades de comunicação:Os líderes sempre mantêm sua equipe informada sobre o que está acontecendo, presente e futuro – junto com quaisquer obstáculos que se interponham no caminho.
  5. Capacidade de Desafiar:Líderes são aqueles que desafiam o status quo. Eles têm seu estilo de fazer as coisas e resolver problemas e geralmente são os que pensam fora da caixa.

Diferença entre líder e chefe: 3 pontos fundamentais

É fundamental irmos conhecendo e aprendendo mais sobre a diferença entre líder e chefe!

Ser gerente e líder ao mesmo tempo é um conceito viável. Mas lembre-se, apenas porque alguém é um líder fenomenal, não garante necessariamente que a pessoa também será um gerente excepcional e vice-versa. Então, quais são as diferenças de destaque entre os dois papéis?

 
  1. Um líder inventa ou inova enquanto um gerente organiza:O líder do grupo e equipe apresenta as novas idéias e inicia a mudança ou transição da organização para uma fase de visão de futuro. Um líder sempre tem os olhos postos no horizonte, desenvolvendo novas técnicas e estratégias para a organização. Um líder possui imenso conhecimento de todas as tendências, avanços e conjuntos de habilidades atuais – e possui clareza de propósito e visão. Por outro lado, um gerente é alguém que geralmente mantém apenas o que já está estabelecido. Um gerente precisa observar a linha de fundo enquanto controla os funcionários e o fluxo de trabalho na organização e evita qualquer caos.

    Em seu livro, o Guia Essencial de Gerenciamento do Wall Street Journal: lições duradouras das melhores mentes de liderança de nosso tempo, Alan Murray cita que um gerente é alguém que “estabelece metas e critérios adequados e analisa, avalia e interpreta o desempenho”. Os gerentes entendem as pessoas com quem trabalham e sabem qual é a pessoa mais adequada para uma tarefa específica.
  2. Um gerente depende do controle, enquanto um líder inspira confiança:Um líder é uma pessoa que incentiva os funcionários a fazer o melhor possível e sabe como definir um ritmo e ritmo adequados para o resto do grupo. Os gerentes, por outro lado, são obrigados pela descrição de seu cargo a estabelecer controle sobre os funcionários, que, por sua vez, os ajudam a desenvolver seus ativos para obter o melhor de si. Assim, os gerentes precisam entender bem seus subordinados para realizar seu trabalho com eficiência.

  3. Um líder faz as perguntas “o quê” e “por que”, enquanto um gerente se inclina mais para as perguntas “como” e “quando”:Para poder fazer justiça ao seu papel de líder, alguns podem questionar e desafiar a autoridade a modificar ou até reverter decisões que talvez não tenham em mente os melhores interesses da equipe. Uma boa liderança requer muito bom senso, especialmente quando se trata da capacidade de enfrentar a alta gerência por um ponto de preocupação ou se há um aspecto que precisa ser aprimorado. Se uma empresa passar por uma fase difícil, será o líder que se levantará e fará a pergunta: “O que aprendemos disso?” Os gerentes, no entanto, não precisam avaliar e analisar falhas. A descrição de seu trabalho enfatiza as perguntas “como” e “quando”, o que geralmente os ajuda a garantir que os planos sejam executados adequadamente. Eles tendem a aceitar o status quo exatamente do jeito que é e não tentam mudar.

Diferenças entre Líder e Chefe

A liderança difere da gerência/chefia no sentido de:

  1. Enquanto os gerentes estabelecem a estrutura e delegam autoridade e responsabilidade, os líderes fornecem orientação, desenvolvendo a visão organizacional e comunicando-a aos funcionários e inspirando-os a alcançá-la.
  2. Enquanto a gerência inclui foco no planejamento, organização, pessoal, direção e controle; liderança é principalmente uma parte da função de direção da gerência. Os líderes se concentram em ouvir, construir relacionamentos, trabalho em equipe, inspirar, motivar e persuadir os seguidores.
  3. Enquanto um líder obtém sua autoridade de seus seguidores, um gerente obtém sua autoridade em virtude de sua posição na organização.
  4. Enquanto os gerentes seguem as políticas e procedimentos da organização, os líderes seguem seus próprios instintos.
  5. O gerenciamento é mais científico, pois os gerentes são exatos, planejados, padrão, lógicos e mais conscientes. Liderança, por outro lado, é uma arte. Em uma organização, se os gerentes são obrigatórios, os líderes são uma obrigação / essencial.
  6. Enquanto a gerência lida com a dimensão técnica em uma organização ou com o conteúdo do trabalho; liderança lida com o aspecto das pessoas em uma organização.
  7. Enquanto a gerência mede / avalia as pessoas pelo nome, registros passados, desempenho atual; a liderança vê e avalia indivíduos como tendo potencial para coisas que não podem ser medidas, ou seja, lida com o futuro e o desempenho das pessoas se seu potencial for totalmente extraído.
  8. Se o gerenciamento é reativo, a liderança é proativa.
  9. A gestão se baseia mais na comunicação escrita, enquanto a liderança se baseia mais na comunicação verbal.

As organizações que são super-gerenciadas e sub-lideradas não alcançam o nível de referência. A liderança acompanhada pela gerência define uma nova direção e faz uso eficiente dos recursos para alcançá-la . Tanto a liderança quanto a gerência são essenciais para o sucesso individual e organizacional.

Fonte: Líder e Gestão

Gostou? Compartilhe este artigo!

 Comentários
 Artigos em Destaques
  • Quarta, 31 Julho 2019

    Celebramos os discursos mais poderosos proferidos por grandes mulheres que nos inspiraram ao longo dos anos – e mudamos nosso mundo para melhor.

  • Quinta, 23 Novembro 2017

    O Engenheiro Eletricista é um profissional de grau superior que se dedica ao planejamento, construção e manutenção de sistemas para gerar, transmitir e distribuir energia elétrica.

  • Domingo, 19 Novembro 2017

    Esteticista é o profissional responsável pela realização de procedimentos corporais que visam à saúde e bem estar da clientela.  Ele pode fazer limpeza de pele, massagens, maquiagem, depilação, aplicação de cosméticos e tratamentos capilares, entre outros.

  • Domingo, 19 Novembro 2017

    O biomédico é o profissional que destrincha doenças, ao identificar e estudar micro-organismos. É ele quem prepara o terreno para o tratamento de enfermidades ao abastecer médicos com informações sobre bactérias e fungos que causam patologias.

  • Domingo, 19 Novembro 2017

    O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam a séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães.

  • Domingo, 22 Setembro 2019

    Quem cuida do Cuidador de idosos? O portal Canal do Idoso nos dá algumas dicas sobre como cuidar do cuidador de idosos.  Passe algum tempo longe do seu ente querido. Sim, você tem o direito de fazer uma pausa.   Aprenda os sinais do seu ente querido. Ele ou ela nem sempre sabem quando um episódio está se aproximando, mas se você passou por um episódio ou hospitalização anterior, provavelmente sabe o que procurar.   Seja paciente, compreensivo e gentil com sua amada. Todo mundo precisa de nutrição extra quando não está no seu melhor.   Seja paciente, compreensivo e gentil consigo mesmo. Você não terá todas as respostas.   Você nem sempre sabe o que dizer ou fazer. Você pode ficar frustrado ou sobrecarregado. Não se machuque.   Quer mais dicas? Leia mais em Canal do Idoso