Visualizar Artigo

Conheça a profissão: Caminhoneiro

Quinta, 29 Junho 2017
Profissões
Tamanho da Fonte

Perguntas e respostas sobre a profissão de caminhoneiro. Como é a rotina e quanto ganha um caminhoneiro? O que é preciso fazer para ser motorista de caminhão? Veja as respostas neste artigo!

 

Como é a rotina de um caminhoneiro?

O caminhoneiro é o profissional da estrada e sua rotina de trabalho está intrinsecamente ligado à estrada. Basicamente sua função é conduzir o caminhão no transporte de cargas de um ponto a outro, isto pode ser dentro do país ou para fora dele. Ele deve ser cuidadoso, ter muita atenção pois a atividade de dirigir requer atenção constante e responsabilidade.

Entre os desafios que ele enfrenta no dia-a-dia estão as estradas ruins que é comum em várias partes do país, o risco de roubos de carga, riscos de acidentes e a solidão que é típica neste caso, já que ele passa vários dias sozinho pelas estradas.

Quanto ganha um caminhoneiro?

Os ganhos dos caminhoneiros variam. Depende do tamanho do caminhão, da capacidade de carga, se o caminhoneiro é dono do seu próprio caminhão ou se trabalha para uma empresa que fornece os veículos, depende do valor das cargas transportadas, enfim, todas estas variáveis podem fazer com que os salários de um caminhoneiro variem de R$1500,00 a R$5000,00. É claro que existem casos em que caminhoneiros chegam a ganhar mais do que isso, mas, nestes casos, o trabalhador extrapola a jornada permitida, assumindo riscos e colocando sua vida em jogo.

O que é preciso fazer para ser caminhoneiro?

Em primeiro lugar, para desempenhar a profissão de caminhoneiro é necessário ter uma carteira de motorista especial. Existem as categorias D e E para veículos grandes e pesados. Tudo depende do tamanho do veículo e de sua capacidade de carga. A grande diferença da categoria E é o fato de que esta carteira permite que o motorista dirija caminhões com mais de uma unidade tracionada, ou seja, com muito mais capacidade de carga. Além da carteira especial, instituições como o SEST e ou SENAT oferecem cursos profissionalizantes para capacitar motoristas de diversos tipos de carga.

Como está o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho clama por profissionais. Há centenas de milhares de vagas em aberto, mas faltam profissionais qualificados. Os motivos: má fama da profissão de caminhoneiro e insegurança nas estradas. Com a regulamentação do trabalho de caminhoneiro aprovada em 2015, as coisas tendem a melhorar e as vagas podem ser preenchidas.

Quais os perigos este profissional enfrenta?

A atividade de caminhoneiro é uma das mais perigosas em vários sentidos. Vejamos alguns:

Primeiro que o fato de viajar constantemente pelas estradas do país já é por si um grande perigo. O risco de acidentes é grande para quem conduz caminhão, em função do tipo de carga, tamanho do caminhão, condições das estradas, imprudência de outros motoristas, entre outros.

A pressão que muitos sofrem para cumprir prazos de entrega coloca em risco sua vida e inclusive de outras pessoas que também usam as estradas. Dizem que é pior dirigir cansado do que bêbado. Logo, sabemos que muitos caminhoneiros não respeitam os períodos de descanso e sono e acaba trabalhando cansado e isto é muito perigoso.

Outro fator de risco desta profissão são os assaltos. Sabemos que ocorre muitos assaltos em função da carga que eles carregam e que são valiosas.

Fonte: http://www.faq.inf.br

Gostou? Compartilhe este artigo!

 Comentários
 Artigos em Destaques
  • Quinta, 23 Novembro 2017

    O Engenheiro Eletricista é um profissional de grau superior que se dedica ao planejamento, construção e manutenção de sistemas para gerar, transmitir e distribuir energia elétrica.

  • Domingo, 19 Novembro 2017

    Esteticista é o profissional responsável pela realização de procedimentos corporais que visam à saúde e bem estar da clientela.  Ele pode fazer limpeza de pele, massagens, maquiagem, depilação, aplicação de cosméticos e tratamentos capilares, entre outros.

  • Domingo, 19 Novembro 2017

    O biomédico é o profissional que destrincha doenças, ao identificar e estudar micro-organismos. É ele quem prepara o terreno para o tratamento de enfermidades ao abastecer médicos com informações sobre bactérias e fungos que causam patologias.

  • Domingo, 19 Novembro 2017

    O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam a séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães.

  • Domingo, 09 Abril 2017

     Quem está procurando emprego ou quer abrir seu próprio negócio sabe que investir em qualificação é muito importante. Fazer um curso é uma alternativa eficaz para quem busca recolocação rápida, ou para quem quer ser empreendedor e começar um negócio na sua área de atuação.

  • Sexta, 07 Abril 2017

    Um currículo bem feito leva tempo, mas agrega valor e oferece vantagem competitiva ao candidato; "Planeje o seu e não faça de qualquer jeito", diz especialista.

  • Domingo, 02 Abril 2017

    Especialista em RH selecionou algumas sugestões para quem quer se manter bem no mercado de trabalho. Entrar no mercado de trabalho é um desafio e tanto. Mas permanecer nele, com sucesso, talvez apresente ainda mais dificuldades. As exigências profissionais são cada vez maiores e os funcionários precisam se readaptar constantemente. No passado, as empresas se preocupavam principalmente com a competência técnica. O funcionário deveria conseguir exercer a sua função com êxito. No entanto, hoje só a competência técnica não é mais suficiente.