Visualizar Artigo

Conheça a profissão: Administrador de Pessoal

Sexta, 02 Junho 2017
Profissões
Tamanho da Fonte

O Administrador de Pessoal é o profissional que trabalha na área de administração de departamento pessoal, com grande proximidade da área de Recursos Humanos além da área de gestão de pessoas. Tratam-se dos profissionais que atuam ajudando para que indivíduos se sintam conectados às suas organizações e assim as ajudem a crescer e a melhorar continuamente.

Objetivos do Cargo

Atuar nas rotinas da área de pessoal, processando admissão, demissão, férias, alterações cadastrais, controlando e lançando ponto eletrônico e transferências de funcionários.

A área de departamento pessoal é uma das que mais evoluiu com o passar das décadas, pelo menos dentro do ramo de administração. Não faz muito tempo que seus processos eram todos extremamente arcaicos, envolvendo folhas de ponto e conferência manual de horas extras cumpridas. Os sistemas de computação só fazem melhorar e toda a tecnologia que nos beneficia em outros campos da vida também contribuiu para que o DP se transformasse e crescesse em aptidões e em eficiência.

Trata-se de um setor que a maioria das organizações terceiriza, ou seja, contrata outras empresas para cuidar, para administrar, o que pede dos profissionais do campo uma melhora e evolução constantes.

Formação

As formações normalmente aceitas para esta função são Graduação em Administração e Graduação em Recursos Humanos.

Remuneração:

Os ganhos para esta função irão variar com relação à categoria (júnior, máster, sênior, etc) e com o porte e o segmento da empresa, variando atualmente entre R$1.200,00 e 3.000,00 (esta é apenas uma base, os valores variam bastante nas empresas).

Apesar dos desafios e dificuldades trata-se de uma profissão linda, que representa o lado sensível da burocracia, buscando compreender mais as pessoas e reconhecer suas capacidades, qualidades e seus reais talentos. Toda a psicologia que envolve este ramo é muito bonita e mostra que apesar de estarmos nesse mundo louco em que vivemos ainda existe um cuidado com o indivíduo, com o próximo.

Fonte: https://www.calendariobr.com.br / www.sine.com.br

Gostou? Compartilhe este artigo!

 Comentários
 Artigos em Destaques
  • Quinta, 23 Novembro 2017

    O Engenheiro Eletricista é um profissional de grau superior que se dedica ao planejamento, construção e manutenção de sistemas para gerar, transmitir e distribuir energia elétrica.

  • Domingo, 19 Novembro 2017

    Esteticista é o profissional responsável pela realização de procedimentos corporais que visam à saúde e bem estar da clientela.  Ele pode fazer limpeza de pele, massagens, maquiagem, depilação, aplicação de cosméticos e tratamentos capilares, entre outros.

  • Domingo, 19 Novembro 2017

    O biomédico é o profissional que destrincha doenças, ao identificar e estudar micro-organismos. É ele quem prepara o terreno para o tratamento de enfermidades ao abastecer médicos com informações sobre bactérias e fungos que causam patologias.

  • Domingo, 19 Novembro 2017

    O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam a séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães.

  • Domingo, 09 Abril 2017

     Quem está procurando emprego ou quer abrir seu próprio negócio sabe que investir em qualificação é muito importante. Fazer um curso é uma alternativa eficaz para quem busca recolocação rápida, ou para quem quer ser empreendedor e começar um negócio na sua área de atuação.

  • Sexta, 07 Abril 2017

    Um currículo bem feito leva tempo, mas agrega valor e oferece vantagem competitiva ao candidato; "Planeje o seu e não faça de qualquer jeito", diz especialista.

  • Domingo, 02 Abril 2017

    Especialista em RH selecionou algumas sugestões para quem quer se manter bem no mercado de trabalho. Entrar no mercado de trabalho é um desafio e tanto. Mas permanecer nele, com sucesso, talvez apresente ainda mais dificuldades. As exigências profissionais são cada vez maiores e os funcionários precisam se readaptar constantemente. No passado, as empresas se preocupavam principalmente com a competência técnica. O funcionário deveria conseguir exercer a sua função com êxito. No entanto, hoje só a competência técnica não é mais suficiente.