Visualizar Artigo

Conheça a profissão: Geógrafo

Domingo, 28 Maio 2017
Profissões
Tamanho da Fonte

O geógrafo elabora mapas, estuda e analisa questões sociais, ambientais e econômicas, planeja e organiza sistemas de circulação logística rural e urbana, elabora banco de dados geográficos, trabalha com estatísticas populacionais, atua na elaboração de planejamentos urbanos, trabalha com sensoriamento remoto, desenvolve estratégias de ocupação do espaço para evitar impactos sobre o meio ambiente. O graduado em Geografia também pode atuar na área de educação como professor de Geografia, caso complemente com disciplinas pedagógicas.

Características profissionais importantes (aptidões, habilidades e competências)

- Habilidade para trabalhar em equipe;

- Capacidade de análise e interpretação de dados e informações;

- Interesse por pesquisa.

Mercado de Trabalho

- Órgãos públicos

- Empresas privadas (mineradoras, exploração de petróleo, reflorestamento, entre outras);

- Universidades públicas e privadas e centros de pesquisa;

- IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);

- Empresas de consultoria ambiental;

- Empresas de cartografia;

- Agências de ecoturismo;

- ONGs ambientais.

Alguns exemplos de especializações

- Geopolítica

- Geografia Humana

- Geografia Econômica

- Análise Ambiental

- Cartografia Digital

- Urbanismo

- Estatística

Salário Médio Inicial

De R$ 3.700,00 a R$ 5.800,00

Você sabia?

- No dia 29 de maio é comemorado o Dia do Geógrafo.

- É comemorado em 13 de fevereiro o Dia da Criação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Fonte: http://www.suapesquisa.com

Gostou? Compartilhe este artigo!

 Comentários
 Artigos em Destaques
  • Quarta, 26 Junho 2019

    Em 2015 o país estava numa crise terrível e nós, lançamos algo inovador. Consultoria completa para currículos. Com essa consultoria, a pessoa elimina custos com passagens, gasolina, impressões, internet... Até porque a maioria das agências / empresas recebem somente currículos por e-mail. Com nossa consultoria, você tem a oportunidade de anunciar seu currículo diretamente por e-mail. São até 300 e-mails entre, agências de RH e empresas. Além de ter uma analise e padronização do seu currículo nas normas ABNT. Todos os envios são comprovados, online ou presencialmente. Pois também temos um atendimento presencial. Saiba Mais: https://www.anuncieseucurriculo.com.br/

  • Quinta, 23 Novembro 2017

    O Engenheiro Eletricista é um profissional de grau superior que se dedica ao planejamento, construção e manutenção de sistemas para gerar, transmitir e distribuir energia elétrica.

  • Domingo, 19 Novembro 2017

    Esteticista é o profissional responsável pela realização de procedimentos corporais que visam à saúde e bem estar da clientela.  Ele pode fazer limpeza de pele, massagens, maquiagem, depilação, aplicação de cosméticos e tratamentos capilares, entre outros.

  • Domingo, 19 Novembro 2017

    O biomédico é o profissional que destrincha doenças, ao identificar e estudar micro-organismos. É ele quem prepara o terreno para o tratamento de enfermidades ao abastecer médicos com informações sobre bactérias e fungos que causam patologias.

  • Domingo, 19 Novembro 2017

    O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam a séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães.

  • Domingo, 09 Abril 2017

     Quem está procurando emprego ou quer abrir seu próprio negócio sabe que investir em qualificação é muito importante. Fazer um curso é uma alternativa eficaz para quem busca recolocação rápida, ou para quem quer ser empreendedor e começar um negócio na sua área de atuação.

  • Sexta, 07 Abril 2017

    Um currículo bem feito leva tempo, mas agrega valor e oferece vantagem competitiva ao candidato; "Planeje o seu e não faça de qualquer jeito", diz especialista.

  • Domingo, 02 Abril 2017

    Especialista em RH selecionou algumas sugestões para quem quer se manter bem no mercado de trabalho. Entrar no mercado de trabalho é um desafio e tanto. Mas permanecer nele, com sucesso, talvez apresente ainda mais dificuldades. As exigências profissionais são cada vez maiores e os funcionários precisam se readaptar constantemente. No passado, as empresas se preocupavam principalmente com a competência técnica. O funcionário deveria conseguir exercer a sua função com êxito. No entanto, hoje só a competência técnica não é mais suficiente.