Visualizar Artigo

Qual é o SENTIDO do seu trabalho?

Segunda, 22 Agosto 2016
Artigo
Eduardo Correa
Tamanho da Fonte

Um homem chega a um canteiro de obras e pergunta aos pedreiros o que eles estão fazendo. O primeiro pedreiro mal olha para cima e responde:

“Eu estou lascando a pedra com meu cinzel. Eu faço isso o dia todo, e isto já faz anos.”

O segundo pedreiro pede ao homem que segure as figuras de pedra que ele esculpiu e responde:

“Eu estou fazendo as gárgulas que irão para cima da porta principal.”

O terceiro pedreiro se levantou, sorriu e gesticulou expansivamente antes de responder:

“Eu estou construindo uma catedral para a glória de Deus e para as pessoas apreciarem por gerações futuras. Ela vai ser realmente magnífica.”

 

Qual dos três encontrou SENTIDO em seu TRABALHO?

 

Em qualquer trabalho, uma forte MOTIVAÇÃO INTERNA aparece quando você percebe que faz  algo que tenha SIGNIFICADO, alguma coisa que acrescente VALOR para outras pessoas, utilizando seus TALENTOS e COMPETÊNCIAS.

E, além disso, você só consegue ser realmente bom no que faz, ser um profissional diferenciado, que se destaca, se trabalhar em algo que gosta muito.

Porque você se dedicará mais do que os outros. Vai estudar nas suas horas vagas e nos finais de semana. E para você isso não será obrigação nem sofrimento. Você fará por prazer. Porque ama e vê SIGNIFICADO no seu trabalho e quer entregar sempre mais e melhor.

Ninguém gosta de se sentir meramente a peça em uma engrenagem da empresa…

PERGUNTE-SE:

“Como o trabalho que eu faço HOJE impacta outras pessoas, ou se conecta com o que mais importa para mim?”

Veja esses exemplos:

•O cabeleireiro/barbeiro cortando o cabelo da décima pessoa do dia pode acreditar que está somente cortando cabelo ou aumentando a confiança e a autoestima da sua cliente

•A contadora pode pensar que está apenas verificando outro imposto de renda ou pode perceber que está proporcionando mais segurança para um empresário que, por sua vez, fornece serviços de qualidade e gera empregos.

•O vendedor de seguros pode achar que está apenas realizando mais uma venda ou preenchendo formulários de adesão ou pode acreditar que está dando mais tranquilidade e segurança ao futuro do cliente.

Então….Qual é o SENTIDO do seu TRABALHO hoje?

Se você não encontrar nenhum….talvez esteja na hora de procurar outra coisa para fazer…

Existe uma frase que é atribuída a Steve Jobs: 

“Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu gostaria de fazer o que vou fazer hoje? Se a resposta for “NÃO” muitos dias seguidos, então você precisa mudar algo.”

Muitos profissionais, apesar de sofrerem em trabalhos que não querem mais, não conseguem realizar a mudança que tanto desejam. Se sentem paralisados pelo MEDO. Perdidos, sem saber O QUE ou COMO fazer uma mudança. 

Conheça mais em: http://coacheduardocorrea.com.br/blog/

Gostou? Compartilhe este artigo!

 Comentários
 Artigos em Destaques
  • Quarta, 31 Julho 2019

    Celebramos os discursos mais poderosos proferidos por grandes mulheres que nos inspiraram ao longo dos anos – e mudamos nosso mundo para melhor.

  • Quinta, 18 Agosto 2016

    Você é daquelas pessoas que senta no computador determinado a terminar (ou começar) aquele relatório importante para seu chefe e depois de cinco minutos já está indo checar o Facebook ou o email? Se identificou com o perfil? Veja como combater isso.

  • Quinta, 21 Julho 2016

    Pensando no velho e no novo. Dentre tantos artigos que escrevo, talvez este tenha sido o único que me fez pensar muito no velho e no novo, até mesmo no escritório da Educar e Transformar, no porquê nos comportamos de forma tão entranha no mercado de trabalho, diferente muitas vezes do nosso comportamento na vida particular, inclusive diferente de tudo que pregamos como RH, gestores e como seres humanos, infelizmente.

  • Segunda, 19 Janeiro 2015

    Você está procurando emprego? E enquanto faz isto, fica postando em redes sociais? Muito cuidado: uma coisa pode atrapalhar a outra. As redes sociais tem sido usadas para obter percepções sobre quem você é fora da sala de entrevistas, e dependendo do tipo de postagem que você faz, isto pode significar sua exclusão do processo seletivo.