Visualizar Artigo

Emprego em Recursos Humanos: Por onde começar?

Quarta, 17 Agosto 2016
Artigo
Fábio Augusto Vieira
Tamanho da Fonte

Quer encontrar um emprego em recursos humanos?

Emprego em recursos humanos: Sabia que qualquer pessoa, de qualquer área pode trabalhar nesta área? Não existe uma obrigatoriedade de diploma em curso superior, apenas que para alguns modelos de testes, somente psicólogos podem realizar, mas fora isso, qualquer profissional poderá atuar em RH.

 

Claro, você também deve saber que apenas gostar de pessoas não é aúnica qualificação para prosseguir numa carreira de recursos humanos (RH) . Isso ajuda muito, mas não é suficiente para o sucesso. A boa notícia é que carreiras e emprego em recursos humanos continuam a crescer em todos os cantos do Brasil, não tenha dúvida.

Todas as empresas precisam trabalhar o desenvolvimento de funcionários, retenção de funcionários , além do que, um ambiente de trabalho positivo  e motivador são imprescindíveis para o sucesso do negócio, e por isso é estratégico para as empresas.

E entenda claramente: No RH , como em qualquer outra carreira, existem alguns requisitos mínimos para poder trabalhar.

Mas como em muitas empresas, você tem a oportunidade de continuar a desenvolver essas habilidades e experiências sobre o trabalho com a chance de ser promovido a uma função ótima dentro do departamento.

Mas calma, deixa eu explicar melhor…

Para entrar e ter um emprego de Recursos Humanos, como falei, não é necessário um curso específico, mas você precisa se preparar e estar sempre estudando, pois o difícil não é entrar nesta área, e sim: PERMANECER NA ÁREA!

Você precisa saber os processos de RH, mas se for trabalhar em qualquer emprego, você precisará conhecer e aprender sobre o trabalho, não é mesmo? Por isso, não existem segredos, apenas muita dedicação e valorizar as pessoas, pois é sua matéria prima assim como o café é para o Capuccino. Não existem RECURSOS sem HUMANOS.

Sendo assim, para entrar nesta área maravilhosa e cheia de oportunidades, é preciso estudar e continuar sempre estudando e se capacitando, de outra forma, você ficará estagnado ou estagnada e achará que a área que é ruim, quando na verdade faltou você se auto desafiar e motivar, não se esqueça disso.

Se você é desta área já e está nesta situação, por favor, não se chateie comigo, mas com a experiência que tenho, esta é a mais pura verdade: você ainda não deu tudo de si ou ainda não descobriu como fazer isso.

O RH Generalista: preparando-se para uma carreira em Recursos Humanos

Em empresas menores, um ou alguns membros da equipe podem usar muitas “camisetas” e fazer o trabalho de RH generalista, isto é, com a responsabilidade de todos os aspectos de recursos humanos. Em empresas maiores, um diretor de RH ou o vice-presidente pode dirigir-se vários departamentos liderados por gestores que se especializam em áreas como treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, ou as relações de trabalho.

Devido à variedade de posições na área e emprego em recursos humanos, existe uma grande oportunidade para encontrar um ambiente de trabalho que se adapte às suas habilidades e pontos fortes, à sua preferência para o tamanho da empresa, ou o seu desejo de se especializar ou generalizar. Para se preparar para uma carreira de sucesso em recursos humanos, considere a obtenção de graus e qualificações que se encaixam no papel.

Quais são as principais áreas de trabalho em RH?

Muitos profissionais de recursos humanos preferem trabalhar de forma generalista em seu emprego em recursos humanos, enquanto outros se especializam em determinadas áreas. Um pequeno empregador só pode ter um gerente de pessoal, que abrange todas as áreas, isto é o mais comum. Se você está mais propenso a se concentrar em uma área, se você trabalha para uma grande organização com um grande departamento de RH, este é o seu caso.

Áreas de trabalho geralmente incluem (Veja que escrevi GERALMENTE, pois muda muito conforme a empresa e região):

Relações com os empregados: Aplicar as políticas para equilibrar as necessidades dos empregados e administradores em termos de condições de trabalho, igualdade de oportunidades, procedimentos de queixas, etc. A ideia é fazer com que os funcionários estejam felizes, aumentando assim a produtividade, eficiência e rentabilidade.

Remuneração e benefícios: Desenvolve a estrutura salarial de uma organização, incluindo bônus, gestão de folha de pagamento e negociação de aumentos salariais. Também supervisiona uma série de benefícios, incluindo as pensões, seguro de saúde, férias, empréstimos, vales, tickets refeição ou alimentação, bolsas, cestas básicas, creches e carros da empresa, entre outros.

Departamento pessoal: Onde se concentram pagamentos, folha de pagamentos, empréstimos e também é muito comum, incluir as área de benefícios, remuneração, direito do trabalho e outros.

Direito do trabalho: Compreender as leis relativas ao emprego e prestar aconselhamento aos funcionários e organização.Isso incluir aconselhamento aos empregados sobre licença de maternidade, assédio e benefícios relacionados com o trabalho, assim como realizar demissões etc.

Saúde e segurança do trabalho: Cuidar da saúde física e mental dos trabalhadores. Trata-se de prestar apoio durante a doença ou momentos de estresse e prevenir lesões por meios de regras para levantar objetos pesados e fornecer orientações legais sobre a altura da cadeira correta para minimizar a dor nas costas (apenas um exemplo), e vários outros itens. Apesar de comum, nem sempre está atrelado ao RH, pois sendo sincero, são áreas muito diferentes entre si.

Recrutamento e Seleção: Supervisiona e realiza todo o processo de recrutamento e seleção da empresa, para encontrar potenciais candidatos para as vagas oferecidas, tendo que fazer a descrições de cargos, a publicidade nos sites de empregos e grupos, analisar testes e provas, agendar e realizar entrevistas e avaliações, ajudando selecionar os candidatos e emissão de contratos.

Treinamento e desenvolvimento: Coordena e realiza com recursos internos ou contrata recursos externos, toda formação necessária para os funcionários poderem desenvolver seus trabalhos cada vez maior, além de manter a cultura empresarial sempre presente para todos. Também é comum ser o responsável pelos processos de Pesquisa de Clima Organizacional, Integração de Pessoas e Avaliação de Desempenho e/ou Competências.

Remuneração na área

Bem, existem muitos processos nesta área de Recursos Humanos, e salários muito variados dependendo da cultura de RH da empresa e também da região. Alguns salários podem variar de R$ 1.500,00 à R$ 8000,00 para a mesma posição, então procure se informar claramente quanto a política salarial de cada empresa.

Trabalhar em consultorias de RH também é uma ótima oportunidade de iniciar sua carreira e networking, além do que, várias empresas dão comissões para os generalistas que contratam mais pessoas, e por aí vai, é realmente muito variada a política de comissões também.

Algumas medidas para entrar na área

Você pode tomar algumas medidas para posicionar-se em um trabalho de RH. Estas dez dicas irão preparar você para conquistar emprego na área dos seus sonhos.

Estar pronto(a) para quando a oportunidade de trabalho certo aparecer é o básico, sendo assim, em primeiro lugar estude, faça cursos e se prepare.

Aqui estão os meus pensamentos sobre como você pode conseguir um trabalho de RH (Após capacitar-se muito bem):

Seu caminho mais fácil para um trabalho de RH é através de seu empregador atual. É preciso conversar com o seu chefe e o departamento de RH para expressar os seus desejos. Tomar e seguir os conselhos que eles oferecem sobre o que você precisa fazer para se preparar para uma vaga na área. Você precisa falar em alto e bom som, embora nunca tenha sido desagradavelmente, para manter o seu atual empregador informado de seu objetivo de carreira . Suas incursões no RH podem ter sucesso. Você só precisa ficar antenado em seu radar.

Procurar uma oportunidade para assumir tarefas adicionais em seu trabalho atual que irão levar você na direção de um trabalho em RH . Muitas pessoas em contabilidade iniciam em RH, fazendo a folha de pagamento, por exemplo.Talvez existam alguns processos em que o seu departamento atual e o de RH podem quem sabe compartilhar você.

Um breve testemunho…

Eu iniciei meu trabalho em RH exatamente desta forma. Eu estava na área de TI (ou informática, como quiser chamar) da minha empresa, e precisava ajustar as avaliações de desempenho em softwares para os seus líderes. Em breve comecei a dar orientações sobre como usar o software e como realizar uma avaliação. Daí em diante, só me envolvi cada vez mais e estudei muito, mas muito mesmo, e em alguns anos já era dono da minha própria empresa com clientes gigantes de todo Brasil… Mas leia com atenção: “estudei muito, mas muito mesmo…”

Networking

Alguns profissionais de RH irão dizer-lhe que o alvo deles era área de RH, e fizeram cursos e aulas. ou ganharam bolsas para se preparar para entrar no campo. Outros profissionais irão dizer-lhe que a rede de contatos (networking) e a experiência são fundamentais. Sendo assim, tome todas estas dicas e corra atrás.

Por que não entrevistar alguns gestores de RH de sucesso em sua comunidade a procurar os seus conselhos sobre a obtenção no campo de RH onde você vive? Eles podem compartilhar idéias sobre como obter experiência e como desenvolver credenciais que o qualifiquem para um trabalho em RH. Muitas pessoas de RH estão dispostos a participar destas entrevistas informativas . As entrevistas também são uma maneira de ter seu nome conhecido, como interessado em RH, para fora de sua comunidade. Quando você procurar um profissional de RH, você deve sempre agradecer pelo seu conhecimento e credibilidade também. Assim, o profissional de RH recebe algo em troca (um feedback) e ambos poderão desenvolver um relacionamento até de futuros colegas de profissão.

Participar de quaisquer associações ou grupos profissionais em sua região aumenta muito o seu networking com outros profissionais de RH e poderão abrir várias portas para você, e claro, só não esqueça de abrir também as portas para as outras pessoas, não seja desumano ou desumana…

-Fechar as portas para outras pessoas é o princípio da derrocada e infelicidade.-

O bom networking mostra que você vai ficar em boa posição quando você estiver pronto para encontrar o seu emprego dos sonhos.Networking também em associações empresariais e regionais funcionam muito bem, além de redes sociais como o LinkedIn.

Reveja também os seus empregos anteriores, educação e experiências. Procure criar um currículo para destacar os componentes que se qualificam para uma carreira na gestão de RH ou emprego em recursos humanos. Você precisa desenvolver um currículo que se concentre em sua experiência relacionada com o RH em qualquer posição. Um empregador não vai ter tempo para ler entre as linhas para encontrar suas qualificações para o seu trabalho. Você tem que destacar suas qualificações de RH para eles – ainda mais se estiver no seu empregador atual, que só pode pensar em você em conexão com seu trabalho atual.

Estágio de RH

Você poderia considerar tomar uma breve licença de seu trabalho atual para fazer um estágio de RH e avançar para um emprego em recursos humanos . Muitos empregadores oferecem estágios nesta área, e sem dúvida alguma é o melhor meio de aprofundar e aplicar seus estudos, além de fazer um ótimo networking e se “experimentar” para o mercado.

Se você não tem faculdade ou pós-graduação ou cursos na área, considere que essas credenciais estão se tornando mais importantes. A formação em cursos de RH ou (de graduação e específicos como os cursos profissionais – conheça nossos cursos profissionais aqui) pode torná-lo mais “empregável” em um trabalho de RH.

Bem, sei que são algumas dicas apenas, mas são fundamentais para que possa alcançar brevemente um emprego nesta área tão fantástica e humana que é a de Recursos Humanos. Em toda minha experiência, não tenho dúvida alguma que as dicas acima colocarão você em breve nesta área, e com muito sucesso e felicidade.

Para quem se capacita muito e se auto motiva, não existem obstáculos altos demais que possam atrapalhar a carreira!

Um abraço e seja muito feliz!

(Conheça mais em https://www.lideregestao.com.br )

Gostou? Compartilhe este artigo!

 Comentários
 Artigos em Destaques
  • Quinta, 26 Dezembro 2019

    Você sabe realmente a diferença entre líder e chefe? Podem parecer até complementos, mas existem abismos entre os assuntos. Entenda que iremos usar o termo gerente e gerenciamento para chefia também.

  • Quarta, 31 Julho 2019

    Celebramos os discursos mais poderosos proferidos por grandes mulheres que nos inspiraram ao longo dos anos – e mudamos nosso mundo para melhor.

  • Quinta, 23 Novembro 2017

    O Engenheiro Eletricista é um profissional de grau superior que se dedica ao planejamento, construção e manutenção de sistemas para gerar, transmitir e distribuir energia elétrica.

  • Domingo, 19 Novembro 2017

    Esteticista é o profissional responsável pela realização de procedimentos corporais que visam à saúde e bem estar da clientela.  Ele pode fazer limpeza de pele, massagens, maquiagem, depilação, aplicação de cosméticos e tratamentos capilares, entre outros.

  • Domingo, 19 Novembro 2017

    O biomédico é o profissional que destrincha doenças, ao identificar e estudar micro-organismos. É ele quem prepara o terreno para o tratamento de enfermidades ao abastecer médicos com informações sobre bactérias e fungos que causam patologias.

  • Domingo, 19 Novembro 2017

    O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam a séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães.