Visualizar Artigo

Conheça a profissão: Administrador de Pessoal

Sexta, 02 Junho 2017
Profissões
Tamanho da Fonte

O Administrador de Pessoal é o profissional que trabalha na área de administração de departamento pessoal, com grande proximidade da área de Recursos Humanos além da área de gestão de pessoas. Tratam-se dos profissionais que atuam ajudando para que indivíduos se sintam conectados às suas organizações e assim as ajudem a crescer e a melhorar continuamente.

Objetivos do Cargo

Atuar nas rotinas da área de pessoal, processando admissão, demissão, férias, alterações cadastrais, controlando e lançando ponto eletrônico e transferências de funcionários.

A área de departamento pessoal é uma das que mais evoluiu com o passar das décadas, pelo menos dentro do ramo de administração. Não faz muito tempo que seus processos eram todos extremamente arcaicos, envolvendo folhas de ponto e conferência manual de horas extras cumpridas. Os sistemas de computação só fazem melhorar e toda a tecnologia que nos beneficia em outros campos da vida também contribuiu para que o DP se transformasse e crescesse em aptidões e em eficiência.

Trata-se de um setor que a maioria das organizações terceiriza, ou seja, contrata outras empresas para cuidar, para administrar, o que pede dos profissionais do campo uma melhora e evolução constantes.

Formação

As formações normalmente aceitas para esta função são Graduação em Administração e Graduação em Recursos Humanos.

Remuneração:

Os ganhos para esta função irão variar com relação à categoria (júnior, máster, sênior, etc) e com o porte e o segmento da empresa, variando atualmente entre R$1.200,00 e 3.000,00 (esta é apenas uma base, os valores variam bastante nas empresas).

Apesar dos desafios e dificuldades trata-se de uma profissão linda, que representa o lado sensível da burocracia, buscando compreender mais as pessoas e reconhecer suas capacidades, qualidades e seus reais talentos. Toda a psicologia que envolve este ramo é muito bonita e mostra que apesar de estarmos nesse mundo louco em que vivemos ainda existe um cuidado com o indivíduo, com o próximo.

Fonte: https://www.calendariobr.com.br / www.sine.com.br

Gostou? Compartilhe este artigo!

 Comentários
 Artigos em Destaques
  • Quarta, 31 Julho 2019

    Celebramos os discursos mais poderosos proferidos por grandes mulheres que nos inspiraram ao longo dos anos – e mudamos nosso mundo para melhor.

  • Quinta, 18 Agosto 2016

    Você é daquelas pessoas que senta no computador determinado a terminar (ou começar) aquele relatório importante para seu chefe e depois de cinco minutos já está indo checar o Facebook ou o email? Se identificou com o perfil? Veja como combater isso.

  • Quinta, 21 Julho 2016

    Pensando no velho e no novo. Dentre tantos artigos que escrevo, talvez este tenha sido o único que me fez pensar muito no velho e no novo, até mesmo no escritório da Educar e Transformar, no porquê nos comportamos de forma tão entranha no mercado de trabalho, diferente muitas vezes do nosso comportamento na vida particular, inclusive diferente de tudo que pregamos como RH, gestores e como seres humanos, infelizmente.

  • Segunda, 19 Janeiro 2015

    Você está procurando emprego? E enquanto faz isto, fica postando em redes sociais? Muito cuidado: uma coisa pode atrapalhar a outra. As redes sociais tem sido usadas para obter percepções sobre quem você é fora da sala de entrevistas, e dependendo do tipo de postagem que você faz, isto pode significar sua exclusão do processo seletivo.