Visualizar Artigo

Conheça a profissão: Apicultor

Domingo, 21 Maio 2017
Profissões
Tamanho da Fonte

Apicultor é um indivíduo que pratica a apicultura, ou seja, cria abelhas da espécie Apis mellifera para a obtenção de um ou mais dos seguintes produtos: mel, cera, pólen, geleia real, própolis ou veneno.

Além disso, o apicultor pode se dedicar à criação de rainhas para uso próprio ou comercialização para outros apicultores, ou utilizar a apicultura como instrumento de polinização de culturas agrícolas. Há ainda os que criam abelhas com o simples propósito de satisfazer a sua curiosidade científica ou como passatempo.

 

Quantidade de colmeias

A quantidade de colmeias, ou colônias, mantidas pelo apicultor pode variar bastante de acordo com o seu propósito. Assim sendo, um indivíduo que pratica a apicultura como passatempo pode possuir entre uma a dez colmeias (estes números são apenas um exemplo; não há uma definição fixa baseada no número de colmeias). Já um outro que pratique a apicultura como atividade secundária, ou como atividade primária de magnitude modesta, pode possuir dezenas de colmeias. Existem ainda os grandes apicultores, que operam em escala empresarial, que podem possuir centenas, ou até milhares, de colmeias. Estes últimos muitas vezes praticam a apicultura como atividade para a polinização de grandes culturas agrícolas (especialmente na América do Norte).

Como Se Tornar um Apicultor

Devido ao "Distúrbio do Colapso dos Enxames", a população de abelhas do mel está em declínio, e elas realmente precisam de nossa ajuda. As abelhas polinizam as colheitas para a produção de alimentos, bem como realizam muitas outras funções úteis para os seres humanos. Tornar-se um apicultor não é difícil, e pode ser um passatempo divertido para você se entrosar mais com o seu quintal.

Veja se alguma das instituições locais oferece um curso de apicultura. Pode custar algumas centenas, mas a experiência vai lhe ensinar muitas coisas que você precisa saber sobre as abelhas e como criá-las. Verifique com a faculdade pública do seu estado ou extensão cooperativa da universidade local. Estados com escolas que se especializam em agricultura possivelmente têm tal curso.

- Leia sobre a apicultura. Inúmeros livros e sites oferecem conselhos e instruções, mas verifique se o autor é um entendido do assunto (ler a biografia dele pode ajudar). Esses livros oferecem uma grande ajuda para os iniciantes.

- Compre um kit "para iniciantes". Ele incluirá o equipamento necessário que você precisará para começar a lidar com as abelhas. Ele deve incluir: Caixa para Colmeia / Telas / Placa do Fundo / Redutor de Alvado / Cobertura Exterior para Colmeia / Cobertura Interior para Colmeia / Alimentador / Tela Excluidora / Capacete de Plástico Rígido / Capuz Redondo de Apicultor / Fumigador de Aço Inoxidável com uma Placa de Defesa Contra o Calor / Ferramenta para Colmeia / Luvas.

- Tenha algumas abelhas. Contacte uma associação de apicultura local para obter informações sobre onde conseguir suas abelhas.

- Isso pode parecer muito genérico, mas basicamente você vai colocar a sua colmeia em um lugar onde há flores nas proximidades. Os tipos de flores irão afetar o sabor do mel. A sua colmeia será profunda com bordas. As abelhas vão preencher esse espaço com favos de mel.

- Você vai acrescentar outro suporte profundo em cima do outro já cheio. As abelhas, então, preencherão esse espaço. Você vai simplesmente acrescentá-lo por empilhamento em cima do primeiro. Os quadros não têm parte superior ou inferior, assim é possível empilhá-los.

- Quando o segundo quase estiver cheio, você vai adicionar uma tela em cima dos dois com uma grade grande o suficiente para permitir que as abelhas passem através mas não a rainha. Em seguida, adicione um suporte raso por cima. Este mel será seu.

- As abelhas podem preencher esse suporte superficial. Então você pode adicionar um segundo. Dependendo de vários fatores, você pode obter vários suportes rasos empilhados em uma colmeia.

- Esta é apenas uma ideia base de como tudo funciona. Você precisa ler sobre isso.

Evite TODAS as roupas ou qualquer coisa que você vista que seja feita a partir de produtos de origem animal. Lembre-se, os principais predadores naturais das abelhas são mamíferos, e elas se tornarão extremamente agitadas se sentirem o cheiro de lã, couro, chapéus de pele, e assim por diante. O algodão também não é o melhor, já que está relacionado com uma das fontes naturais de alimentos para as abelhas. Vista roupas e luvas suaves e brancas feitas de poliéster ou nylon em todo o corpo.

A apicultura não é certamente para todos. Todo apicultor será picado, e você deve primeiro saber se você é alérgico.

O conteúdo do kit 'inicial' do apicultor pode variar dependendo de onde você o conseguiu.

Avisos

Podem existir leis regionais, municipais e/ou estaduais em sua área sobre a apicultura. Verifique isso com o seu distrito, município e estado antes de se preparar para criar abelhas.

As abelhas podem ser prejudiciais ou fatais para aqueles que são alérgicos a elas. Você deve consultar um médico para determinar se você é alérgico antes de começar com a apicultura.

Fontes e Citações

The New Starting Right with Bees, published by A.I. Root.

The Beekeeper's Handbook, by Diana Sammataro and Alphonse Avitabile.

Beekeeping, A Practical Guide, by Richard Bonney.

Fonte: http://pt.wikihow.com / Wikipedia

Gostou? Compartilhe este artigo!

 Comentários
 Artigos em Destaques
  • Quarta, 31 Julho 2019

    Celebramos os discursos mais poderosos proferidos por grandes mulheres que nos inspiraram ao longo dos anos – e mudamos nosso mundo para melhor.

  • Quinta, 18 Agosto 2016

    Você é daquelas pessoas que senta no computador determinado a terminar (ou começar) aquele relatório importante para seu chefe e depois de cinco minutos já está indo checar o Facebook ou o email? Se identificou com o perfil? Veja como combater isso.

  • Quinta, 21 Julho 2016

    Pensando no velho e no novo. Dentre tantos artigos que escrevo, talvez este tenha sido o único que me fez pensar muito no velho e no novo, até mesmo no escritório da Educar e Transformar, no porquê nos comportamos de forma tão entranha no mercado de trabalho, diferente muitas vezes do nosso comportamento na vida particular, inclusive diferente de tudo que pregamos como RH, gestores e como seres humanos, infelizmente.

  • Segunda, 19 Janeiro 2015

    Você está procurando emprego? E enquanto faz isto, fica postando em redes sociais? Muito cuidado: uma coisa pode atrapalhar a outra. As redes sociais tem sido usadas para obter percepções sobre quem você é fora da sala de entrevistas, e dependendo do tipo de postagem que você faz, isto pode significar sua exclusão do processo seletivo.